Descontrole de animais na rua pede a volta do Castramóvel em Bauru, SP

Descontrole de animais na rua pede a volta do Castramóvel em Bauru, SP
Aparecida alega necessidade de ajuda para cuidar dos bichos de rua. Fotos: Aceituno Jr

Eles estão por toda a parte, procurando por abrigo, comida e se multiplicando. Cães e gatos tomam ruas dos bairros em Bauru, e não é de hoje. Uma das medidas apresentas pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) para buscar solução do problema foi a inauguração do serviço do Castramóvel, mas este trabalho de controle populacional está suspenso desde março, antes de completar sete meses de uso. A Secretaria de Saúde esclarece que a interrupção é devido à pandemia.

O “A Cidade é Sua” percorreu regiões da cidade e flagrou dezenas de animais nas calçadas, terrenos baldios e correndo pelas vias públicas. Chama a atenção o grande número de cães e gatos na Vila São Paulo, Bauru 16 e na Pousada 1 e 2. “O jeito é cuidar da forma que a gente pode, não tem como vê-los precisando de ajuda e não fazer nada”, diz Conceição Aparecida Pimenta, 62 anos, dona de casa e que cuida de 12 gatos de rua nas imediações de casa, na rua Arlindo de Souza, Bauru 16. Os vizinhos também ajudam, mas, segundo eles, não basta cuidar, a prioridade seria castrar e evitar a reprodução destes bichos.

Segundo Aparecida, as gatas dão cria o tempo todo e tanto ela quanto os vizinhos não têm condições de pagar castração. Ela diz que algumas Ongs, procuradas pelos moradores, não conseguem ir até lá e resgatar. “O Castramóvel faz falta”, acrescenta.

A munícipe comenta também que mora no bairro há 25 anos e é corriqueiro ver animais de rua. “Ultimamente, o número vem crescendo muito. Pagamos vacinas, compramos comida, alimentamos, damos nomes e até carinho, mas eles são livres. Precisava castrar porque sempre aparece novas ninhadas. Essa semana deram à luz outra vez e eu trouxe aqui para o quintal cinco recém-nascidos. Precisamos de ajuda”, finaliza.

Aparecia acolheu para dentro de casa ninhada de gatos / Crédito: Aceituno Jr
Cães flagrados no Pousada da Esperança / Crédito: Aceituno Jr
Reunião de gatos na Vila São Paulo / Crédito: Aceituno Jr
Cão procurando por comida em terreno no Pousada 1 / Crédito: Aceituno Jr
Vila São Paulo está tomada por cães e gatos de rua / Crédito: Aceituno Jr

Castramóvel segue sem previsão de retorno

Castramóvel está com serviço suspenso há seis meses. Prefeitura de Bauru

A Secretaria de Saúde esclarece que o Castramóvel não foi restabelecido, desde março, devido à pandemia. Conforme o JC noticiou, ele foi inaugurado em 30 de agosto do ano passado, mas não chegou a completar sete meses. A pasta explica que não pode retornar o serviço devido à limitação de espaço físico no equipamento, inviabilizando o distanciamento seguro e ocasionado risco de contágio de Covid entre os servidores. O JC questionou a assessoria de imprensa da pasta sobre prazo de retorno, fazendo uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), com protocolos sanitários, o que é uma cobrança da própria população num momento onde os serviços públicos estão voltando gradativamente. A Secretaria de Saúde reforça que mesmo com EPIs não há possibilidade de realizar o serviço com segurança e definir data de retorno.

Números

A secretaria informa também que em 2020, de janeiro a agosto, foram 265 castrações na Divisão de Vigilância Ambiental, sendo 85 cães e 180 gatos. O Castramóvel, de janeiro a março deste ano, totalizou 45 castrações, 19 em cães e 26 em gatos. Em 2019, foram 405 castrações na divisão, sendo 181 cães e 223 em gatos. Também em 2019, de setembro a dezembro, o Castramóvel realizou o procedimento em 125 animais, 33 cães e 92 gatos.

Serviço 

A Vigilância Ambiental fica na quadra 1 da rua Henrique Hunzicker, Jardim Bom Samaritano.

Os telefones são 3103-8050 e 3103-8056. Horário de Funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Por Bruno Freitas 

Fonte: JCNET

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.