Canada orcas livres desenho H

Desenho comovente de uma artista de 13 anos nos mostra porque as orcas precisam ser livres

Por Aisling Maria Cronin / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Canada orcas livres desenho

Houve uma grande quantidade de debate público sobre o cativeiro de orcas nos últimos anos, muito deste debate levantado pelo lançamento do documentário Blackfish de 2013. Entretanto, uma imagem realmente pode significar mil palavras… e uma artista de 13 anos de idade chamada Megan Torisawa chegou ao coração do assunto com uma ilustração comovente de uma orca sendo empurrada para o fundo de um aquário.

Megan, que mora no Canadá, desenhou esta ilustração após saber da morte de uma orca chamada de Unna, que morreu no SeaWorld de San Antonio no dia 21 de dezembro.

Canada orcas livres desenho2

Unna estava sofrendo de um tipo resistente de fungo chamado Candida que não respondeu bem ao tratamento… e no fim das contas acabou tirando sua vida, com somente 18 anos de idade (ela estava a dias do seu aniversário de 19 anos).

Na natureza, as orcas vivem em bandos matriarcais com fortes laços, frequentemente compostos de várias gerações da mesma família. Elas usualmente escolhem passar a vida inteira ao lado de sua família e nadam até 160km por dia pelo oceano. Isto as torna o mamífero de maior alcance na Terra. Seus cérebros são de quatro a cinco vezes maiores do que o nosso enquanto os lobos que lidam com o processamento de emoções complexas também são significativamente mais avançados. A expectativa de vida de uma orca selvagem é de 30 anos para os machos, mas eles podem chegar até os 50 ou 60; as fêmeas têm uma expectativa de vida de 50 anos, mas elas vivem muito mais. Granny, a matriarca de uma família conhecida como J-Pod pelos observadores de baleias, por exemplo, acredita-se ter cerca de 104 anos!

Problemas comuns sofridos pelas orcas cativas incluem doenças anormais, uma expectativa de vida significativamente menor, surtos de agressão uma contra as outras e contra seus treinadores, comportamentos repetitivos anormais e depressão. As orcas machos sofrem de colapso da barbatana dorsal, que acredita-se ser causado pela falta de exercício. Como Megan escreveu sucintamente no Instagram:  “As barbatanas dorsais nunca deveriam cair!”

Para saber mais como você pode ajudar as 58 orcas cativas no mundo, leia esta matéria. Você pode seguir o trabalho da Megan através de sua página no Instagram.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.