Detido congolês que tentava traficar 122 papagaios-cinzentos africanos

Detido congolês que tentava traficar 122 papagaios-cinzentos africanos
Em Walter via ViralHog

A detenção ocorreu numa operação conjunta da UWA, das Forças de Defesa do Povo Ugandês (UPDF) e da polícia na localidade de Kibaya, no distrito de Kisoro.

“Não permitiremos que o Uganda seja usado como rota de trânsito para os traficantes de vida selvagem; continuaremos a deter e perseguir estes delinquentes”, disse o diretor executivo da UWA, Sam Mwandha.

“As pessoas têm de saber que o Uganda é uma rota perigosa para o tráfico de espécies selvagens”, acrescentou.

Três dos papagaios que estavam nas duas gaiolas foram encontrados mortos e os restantes foram libertados no Centro de Educação da Vida Selvagem do Uganda (UWEC, na sigla em inglês).

O suspeito foi transferido para a polícia central de Kampala em 16 de abril.

O papagaio-cinzento, também conhecido como papagaio-do-congo ou papagaio-do-gabão, está ameaçado pela perda de habitat e pelas capturas para ser vendido como animal de estimação.

A espécie foi colocada na lista de animais ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Estima-se que haja 40 a 100 mil indivíduos desta espécie na África ocidental, mas a população será muito maior na África central, segundo a UICN.

Fonte: Notícias ao Minuto / mantida grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.