Detido homem que treinava cães para rinhas na Espanha

Detido homem que treinava cães para rinhas na Espanha

Tradução de Nelson Paim

Um homem de 32 anos foi detido no dia cinco de maio por agentes do Serviço de Proteção da Natureza (Seprona) da Guarda Civil em Jaca, província espanhola de Huesca, por dedicar-se a adestrar cães para sua utilização em rinhas ilegais com apostas que ocorriam, principalmente, na Catalunha.

Segundo informou o Instituto Armado, o suspeito, que contava com abundantes antecedentes criminais e penais, conseguia cães na cidade e nas periferias e mantinha-os em canis ilegais, onde os treinava para as rinhas.

A investigação realizada permitiu o levantamento de diversas provas, entre elas, vários vídeos de rinhas com cães que alguns dos denunciantes reconheceram como verdadeiras.

A operação teve início a partir de denúncias feitas por diversos vizinhos da localidade para informar que os cães de suas propriedades desapareciam de onde eram cuidados e apareciam horas ou dias depois em um estado “lamentável”, com sinais de terem se envolvido em brigas com outros cães.

Após determinar o local onde eram treinados os cães, a guarda civil fez um registro onde se confiscaram seis cães e se procedeu o confisco de outros dez, todos com sinais de terem sido utilizados em brigas ilegais.

Após prestar depoimento ante o titular do juizado de instruções 2 de Jaca, o suspeito foi posto em liberdade com acusação de pressuposto maus-tratos a animais. A guarda civil indicou que a operação continuará para determinar o envolvimento de outras pessoas nos atos, pelo o que não se descartam novas detenções.

Fonte: El Periódico de Aragón

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.