Dez animais silvestres são resgatados em Campos (RJ) desde o início do ano

Dez animais silvestres são resgatados em Campos (RJ) desde o início do ano
Cobras resgatadas foram devolvidas à natureza pelos agentes do GAM (Foto: Divulgação/Secom)

Desde o início do ano, o Grupamento Ambiental do Município (GAM) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, resgatou de 10 animais silvestres em situações de risco. Ao todo foram encontrados quatro gambás, três jiboias e três cágados. Segundo o GAM, os animais são levados para avaliação da equipe de veterinários do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), e devolvidos à natureza.

Entre os dias 11 e 21, três cobras jiboias foram capturadas. Dessas, duas foram encontradas no Parque Tarcísio Miranda e uma no Turfe Clube. Segundo o GAM, normalmente, elas aparecem assim quando estão à procura de abrigo ou alimento.

“O importante é que, ao encontrarem esses animais silvestres, as pessoas chamem o Grupamento Ambiental, através do número 153 da Guarda, para que a captura seja feita de forma correta. Lembrando que as três cobras capturadas são adultas, medem, em média, 1,80 metro e possuem de três a quatro quilos”, disse o agente da GAM Sávio Tatagiba.

História

Nos quatro anos e meio de atuação do GAM, grupamento ligado à Guarda Civil Municipal, já foram devolvidos ao seu habitat natural 1.377 animais silvestres que foram resgatados em  residências urbanas.

“A importância da devolução dos animais à natureza é que eles desenvolvem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência acarreta em prejuízos incalculáveis para a humanidade”, informa Sávio Tatagiba.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.