Dezenas de animais transferidos do Havaí para a Califórnia para adoção

Dezenas de animais transferidos do Havaí para a Califórnia para adoção

Os abrigos de animais no Havai estão a transferir cães e gatos para a Califórnia de forma a poder receber aqueles que se perderam dos donos no incêndio ou que estão feridos.

A tragédia que atingiu o Havai deixou vários animais feridos ou sem abrigo. Dezenas de cães e gatos tiveram de ser transferidos para a Califórnia e aos abrigos têm chegado cada vez mais a precisar de cuidados.

Num avião que aterrou na Califórnia seguiam 40 cães e gatos que já se encontravam em refúgios de animais quando o incêndio começou.

Vários grupos de apoio juntaram-se para conseguir encontrar novos lares para os animais. Desta forma, os abrigos que já estavam lotados podem agora receber aqueles que se perderam dos donos ou estão feridos.

“Isto dá-nos a oportunidade de parar para respirar, reorganizar e começar a construir programas de reabilitação de longo prazo, algo que as pessoas vão precisar de forma a cuidarem dos seus animais”, explicou Jeffrey Zerwekh, diretor da associação Berkeley Humane.

Toda a ajuda é bem-vinda, sobretudo de quem se disponibilizar a acolher animais em casa.

No sábado, os operacionais que continuam no terreno encontraram uma vítima deitada sobre os restos mortais do cão. Tratava-se de um homem que teria ficado na cidade para ajudar a salvar a casa de um amigo e acabou por perder a vida.

80% da área devastada já foi inspecionada

As buscas no terreno continuam. Perto de 80% da área devastada pelo incêndio já foi inspecionada e há pelo menos 114 mortes confirmadas.

Esta segunda-feira, o Presidente Joe Biden tem encontro marcado com os sobreviventes, equipas de resgate e com as autoridades locais.

Fonte: SIC Notícias / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.