Dezenas de cães abandonados encontrados em antiga quinta de cavaleiro tauromáquico em Portugal

Dezenas de cães foram abandonados na Quinta Prates, em Vendas Novas, que foi propriedade do cavaleiro tauromáquico António Prates e seu pai, o ex-cavaleiro José Prates, acusa o grupo IRA – Intervenção e Resgate Animal.
Assista ao vídeo clicando aqui.
O novo proprietário garantiu ao IRA que encontrou cerca de 50 animais ao abandono e também uma pessoa oriunda do Bangladesh em condições desumanas.
Num vídeo publicado nas redes sociais, um elemento do IRA relata que encontrou sete cães abandonados. Esta quarta-feira, a instituição fez uma publicação no Facebook na qual dava conta dos sete animais encontrados “repletos de pulgas e carraças, com as orelhas literalmente comidas e em carne viva”.
Segundo o IRA, um dos canídeos tinha o pescoço cortado por ter usado um cordel apertado durante bastante tempo.
“No local encontrámos vários bidões de metal, com correntes penduradas em árvores, que serviriam de alojamento inqadequado. Os canis estavam repletos de fezes, sem abeberamento ou alimentação”, pode ler-se
Os animais foram transportados para Lisboa para serem avaliados por veterinários.
O cavaleiro António Prates garantiu ao CM que a quinta “foi vendida há seis meses” e nega que tenham sido abandonados animais.
O caso faz recordar outro ocorrido com João Moura, cavaleiro tauromáquico que em 2020 abandonou 18 galgos subnutridos na sua propriedade em Monforte e vai ser julgado em setembro por maus tratos a animais.
Por Bernardo Esteves
Fonte: CM / mantida a grafia lusitana original