Dezenas de pinguins são encontrados mortos em praia do litoral sul do RS

Dezenas de pinguins são encontrados mortos em praia do litoral sul do RS
Dezenas de pinguins apareceram mortos no Litoral Sul do Rio Grande do Sul — Foto: Tiago Amaral

Quem passeou pela praia do Mar Grosso, em São José do Norte, no Litoral Sul do Rio Grande do Sul, neste domingo (2) foi surpreendido com dezenas de pinguins que apareceram mortos na areia da praia.

Os animais marinhos foram vistos no trecho entre a parte central e os Molhes da Barra. Segundo uma contagem inicial, o número de pinguins mortos pode passar de cem.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) foram alertados e vão investigar o caso. Eles acreditam que as mortes podem ter acontecido durante a migração que os pinguins fazem nesta época do ano, da Patagônia em direção ao litoral brasileiro.

Eles fazem esse movimento para fugir do frio rigoroso da região, em busca de comida e águas mais quentes. Só que nessa viagem nem todos os pinguins resistem. Muitos se perdem durante a migração, principalmente durante tempestades no mar.

Na sexta-feira (31), três pinguins encontrados no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Tavares, foram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Furg. Todos são jovens e estavam bem debilitados. O trio se juntou a outros quatro pinguins que já estavam no local. Daqui a um mês, todos devem ser devolvidos ao mar.

Por Mauricio Gasparetto, RBS TV

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.