Dia nacional da consciência negra, abolicionista, antirracista

Por Sônia T. Felipe

Dia da consciência ética. Dia para lembrar da igualdade equitativa de oportunidades para viver bem e expressar-se sem ser obrigado a um padrão alheio.

Dia da consciência ética de que não há formato externo em qualquer organismo que defina o valor dele perante os outros, não importando a quantidade de melanina a exercer sua função de proteger a pele contra os raios solares.

Nesse dia não poderia deixar de pensar em todas as consciências discriminadoras, que elegem um padrão exterior ou formal como regra à qual todos os seres devem se submeter para terem direitos. Entre as formas mais conhecidas de discriminar estão o racismo, o sexismo e o especismo.

A ética abolicionista vegana estende para além das raças e dos sexos o direito à vida e à livre expressão de sua singularidade a todos os animais, sem fazer discriminação alguma quanto ao seu sexo, ao seu gênero, à sua anatomia, à sua mente e à sua alma.

Diz-se, na filosofia, que a racionalidade nada mais é do que a capacidade de expandir a consciência e os gestos, os conceitos e as ações até alcançar aqueles que não por simples acaso estão sempre fora da consciência dos que dominam a razão.

A moralidade humana evolui sempre que os direitos já reconhecidos para um grupo privilegiado passam a ser estendidos a todos os casos similares, mesmo que isso signifique a abolição dos privilégios.

Se os humanos têm direito à vida e nesse direito se inclui a liberdade de expressão singular, e se tal direito se deve ao fato de que não tê-lo é o mesmo que estar socialmente morto, então é preciso expandir o círculo da ética para abranger todos os animais não-humanos, pois suas vidas e sua singularidade específicas estão há milênios à espera do reconhecimento de valor moral.

Nenhum animal nasce instrumento para favorecer ações humanas. Nenhum animal nasce para ser escravizado para beneficiar interesses humanos, do mesmo modo que nenhum humano nasce para ser escravizado em benefício de outros humanos. Todos os animais têm interesses semelhantes, ainda que alguns animais tenham interesses singulares que não se pode ver na expressão de outros.


{article 105}{text}{/article}

Olhar Animal – www.olharanimal.org


Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *