Dinamarquês registra olhares e expressões de mamíferos do mundo inteiro

Dinamarquês registra olhares e expressões de mamíferos do mundo inteiro
Ameaçado pela caça, o douc-de-canelas-vermelhas é raro, mas pode ser encontrado no Vietnã.

“Muitos fotógrafos da vida selvagem estão interessados no drama da natureza, na caçada, na matança, na briga. Eu procuro a poesia. Meu objetivo é capturar a alma dos animais”.

É assim que o biólogo Mogens Trolle gosta de fotografar a natureza. Através do olhar dos animais e das expressões o dinamarquês registra os detalhes das espécies.

“Quando você fotografa um animal à distância, vê uma representação da espécie. Mas quando chega realmente perto do animal, tão perto que é capaz ver todos os detalhes da face, dos olhos e das expressões, você conhece a personalidade dele e reconhece um indivíduo com sentimentos”, conta.

O macaco-japonês sobrevive a temperaturas mais frias do que qualquer outro macaco no selvagem.

A partir dessa proposta o biólogo deu início, em 2013, ao projeto “Eye Contact”, que em inglês significa “Contato Visual”. “Eu fotografo através de retratos aproximados de seus rostos. Quero que as pessoas olhem nos olhos deles”, explica o fotógrafo.

Eu quero capturar diferentes expressões, humores e olhares, tudo para que você tenha uma impressão da personalidade do animal
— Mogens Trolle

Ao longo dos 25 anos de carreira e dos seis anos dedicados ao projeto, Mogens registrou diversas espécies dos sete continentes, mas são os primatas os principais “alvos” das lentes do fotógrafo.

O gelada é um macaco do tamanho de um babuíno que vive apenas nas altas montanhas da Etiópia.

“Minha grande paixão são os primatas, os mais expressivos dos mamíferos”, conta o biólogo, que dedica uma ou duas semanas inteiras para fotografar uma única espécie, geralmente na Ásia e na África. “Meu foco, nos últimos cinco anos, tem sido os primatas desses continentes. Faço duas ou três viagens por ano para países como Borneo, Vietnã, China, Japão, Etiopia e Uganda”, revela.

Entre os registros, Mogens destaca o macaco-narigudo, mandril, macaco-dourado, macaco-japonês, macaco-de-coração-em-sangue e o douc-de-canelas-vermelhas como “os primatas mais maravilhosos que já fotografou”.

O nariz do macaco-narigudo serve para intimidar outros machos e seduzir as fêmeas.

“Eu tive muitos encontros especiais com primatas e é muito difícil destacar apenas um. O mandril com certeza foi o primata mais impressionante que eu já fotografei, mas a minha espécie favorita é macaco-dourado devido à sua personalidade ‘charmosa’”, conta o fotógrafo, que se diz privilegiado pela possibilidade de registrar os primatas em detalhes.

“Eu sempre me sinto imensamente privilegiado por testemunhar e fotografar alguns dos animais mais carismáticos do mundo. Eu me divirto”, diz.

Os primatas muitas vezes me fazem sorrir e dar gargalhadas com seus comportamentos engraçados que nós humanos reconhecemos tão bem
— Mogens Trolle

Para Mogens, a fotografia pode ser grande aliada da conservação, mas a natureza pede por ações ainda mais eficazes. “Certamente existem ótimos exemplos de fotografias da vida selvagem fazendo a diferença na conservação ao incentivar a consciência e o fascínio, mas, com certeza, fotos não são suficientes”, completa.

“Precisamos de conservacionistas, pesquisadores e políticos para fazer a diferença” 

Somente o macho do mandrill desenvolve as cores vivas do nariz.

Tamanha dedicação nos cliques poderá ser apreciada em um livro de fotografias e em exposições, mas por enquanto os registros são compartilhados nas redes sociais.

Experiência no Brasil

Foi durante uma experiência no Brasil, quando jovem, que o dinamarquês se apaixonou pela vida selvagem e decidiu seguir a biologia. “Trabalhei como guia no Pantanal durante dois anos. Depois fiz pesquisas com mamíferos no Pantanal e na Amazônia e trabalhei com espécies como o lobo-guará, jaguatirica, onça-parda e anta”, conta.

Registrado na China, o macaco-dourado ganha destaque no acervo do fotógrafo — Fotos: Mogens Trolle/VC no TG

Macaco-dourado

Conhecido por golden snub-nosed monkey, o primata excepcionalmente colorido vive nas florestas temperadas das montanhas da China Ocidental, habitat também do panda-gigante.
Durante o inverno, quando Mogens fotografou a espécie, o animal apresenta um tipo de “revestimento” que o protege das baixas temperaturas. “Quando ele enfiou a língua para fora eu percebi uma trindade perfeita de cores que misturava tons de laranja, azul e rosa”, conta o fotógrafo.

Por Giulia Bucheroni

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.