Direito, literatura, filosofia, veterinária… Novo canal no YouTube traz palestras multidisciplinares sobre a questão animal

Direito, literatura, filosofia, veterinária… Novo canal no YouTube traz palestras multidisciplinares sobre a questão animal

O desafio do “novo normal” imposto pela Covid-19 acabou apressando o que seria talvez o caminho natural de uma iniciativa posta em prática pelo professor Rogério Rammé, da faculdade de Direito do Centro Universitário Metodista em Porto Alegre. Desde meados de abril está disponível no YouTube o canal Direitos Animais e Veganismo, mostrando um leque invejável de vídeopalestras que interessa diretamente à questão animal.

O espaço foi inaugurado pela fala do juiz e professor da Federal do Paraná, Vicente de Paula Ataíde Júnior, enérgico defensor da criação da disciplina de Direito Animal nos cursos de direito, e seguiu contemplando o tema pelas mais diversas perspectivas, da sociologia à medicina veterinária, da literatura à filosofia, do jornalismo à biologia. “O resultado está sendo incrível”, festeja Rammé. “As inscrições aumentam todo dia, com bastante interação e elogios nos comentários e estamos alcançando um público muito diverso, apesar do conteúdo acadêmico”. O próprio Rammé participa como palestrante relatando as vitórias jurídicas em batalhas como a proibição da cruel prática da “pega do porco”, tradicional em vários estados brasileiros e hoje inibida em vários municípios depois de ações legais.

Essa interdisciplinariedade, que garante atrativos ao canal, foi desde o início parte da proposta, refletindo a própria amplitude da penetração do especismo – o preconceito contra animais não humanos – em todos os setores e práticas sociais, e a necessidade de desconstruí-lo em todos os campos. Aliás, o ativismo, que para Rammé não é incompatível com a seriedade acadêmica, também está no DNA do projeto.

Tudo começou há quatro anos, quando alunos procuraram Rogério com a ideia de uma campanha de ajuda para dezenas de cães resgatados por uma família e abrigados num ônibus durante as enchentes em Alvorada, na Grande Porto Alegre. “Arrecadamos 500 quilos de ração e a mobilização cresceu a ponto de criarem o grupo de voluntariado É o Bicho. Logo depois, organizei, durante a semana acadêmica o Cine-Debate É o Bicho, com a exibição do filme Terráqueos, seguido de bate papo. A partir daí surgiu uma espécie de massa crítica ligada a questão animal dentro do curso de Direito”, lembra Rammé.

Rogério Rammé
Rogério Rammé

Assim nasceu o Projeto de Extensão Direitos Animais, com uma proposta muito muito ampla que vai desde fomentar a pesquisa até promover ações comunitárias em prol dos não humanos, como os eventos de adoção AdotIPA, em parceria com ONGs socorristas, passando pelo debate interdisciplinar concretizado nos encontros e palestras do Núcleo de Direitos Animais (NDA). A pandemia do Covid-19, como não podia deixar de ser, veio de inicio chocar e paralisar essas iniciativas, mas acabou por precipitar o avanço que foi a criação do canal no You Tube. Nada poderia parar o principal objetivo do projeto, nas palavras de Rammé: “Despertar uma racionalidade aberta a novos valores, questionar dogmas jurídicos consolidados e repensar valores éticos como empatia, compaixão, solidariedade, respeito, justiça, aplicando esses valores na nossa relação com os animais.”

PARTICIPE DO PROJETO DE EXTENSÃO DIREITOS ANIMAIS!

Informações: [email protected]
No Facebook: https://www.facebook.com/direitosanimaisipa/ (página do projeto) / https://www.facebook.com/groups/direitosanimaisipa/ (núcleo de direitos animais)

No instagram: @direitosanimaisipa
No YOUTUBE: http://www.youtube.com/c/Direitosanimaiseveganismo

Por Liège Copstein

Fonte: Olhar Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.