Direitos dos animais se tornam questão-chave nas eleições gerais do Japão

Direitos dos animais se tornam questão-chave nas eleições gerais do Japão
Foto de arquivo tirada em maio de 2019 mostra felinos resgatados sendo adotados em um café para gatos na província de Saitama. (Kyodo)

À medida que a campanha para as eleições gerais de 31 de outubro esquenta no Japão, os partidos governistas e de oposição não estão apenas divulgando suas políticas econômicas e diplomáticas, mas também seus planos para proteger os animais na esperança de atrair apoio mais amplo entre os eleitores.

Em meio à crescente conscientização das dezenas de milhares de cães e gatos abatidos no país anualmente e da questão do acúmulo de animais atraindo a atenção do público, um grupo parlamentar interpartidário tem trabalhado em revisões legais, com a Dieta promulgando em 2019 uma lei que aumenta as penas para o abuso de animais e exige que os animais tenham microchips de identificação.

Em suas promessas de campanha eleitoral, o Partido Liberal Democrata promete reprimir traficantes de animais irresponsáveis e facilitar as adoções de cães e gatos resgatados após serem abandonados por seus donos originais, enquanto busca reduzir o número de animais de estimação que sofrem eutanásia a zero.

O principal Partido Democrático Constitucional do Japão, de oposição, pede o aumento das responsabilizações dos traficantes de animais e o aumento das penas por abuso. Também se compromete a elaborar uma legislação sobre o bem-estar animal e estabelecer um sistema para tirar animais de estimação de proprietários abusivos.

Komeito, parceiro de coalizão do LDP, propôs medidas contra o acúmulo de animais e a combinação de políticas que abrangem o bem-estar social e a proteção animal, como ajudar os idosos a conviver com animais de estimação. A festa também pede a promoção de enfermeiros para animais de estimação.

Casas de idosos com animais de estimação têm chamado a atenção, pois aparentemente ajudam a melhorar a saúde dos moradores, reduzindo o número de eutanásia dos animais. O Japão eliminou cerca de 33.000 cães e gatos no ano fiscal de 2019, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

O Partido Comunista do Japão, uma força de oposição menor, está buscando criar um sistema de consulta para prevenir o acúmulo de animais, bem como como lidar com animais de estimação em tempos de desastre.

No Japão, houve muitos casos em que os indivíduos mantiveram mais de 100 animais e não conseguiram cuidar deles o suficiente.

As pessoas ouvem um político discursando em Inazawa, na província de Aichi, em 22 de outubro de 2021, antes das eleições gerais em 31 de outubro. (Kyodo)
As pessoas ouvem um político discursando em Inazawa, na província de Aichi, em 22 de outubro de 2021, antes das eleições gerais em 31 de outubro. (Kyodo)

A lei revisada de proteção animal impõe uma pena de prisão de até um ano ou uma multa de até 1 milhão de ienes (US$ 8.770) se alguém abusar de animais providenciando más condições de vida.

Entre outros grupos menores da oposição, o Partido de Inovação do Japão promete criar um sistema de monitoramento do abuso de animais de estimação e pede para reduzir o estresse em animais de fazenda.

Reiwa Shinsengumi está buscando abrigos públicos permanentes para animais, uma proibição da venda comercial de animais vivos em pet shops e melhores condições de vida para a pecuária.

Tradução de Bruno Fontanive

Fonte: Kyodo News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.