Distrito Federal: Cães e gatos estão disponíveis para adoção na Zoonoses

Distrito Federal: Cães e gatos estão disponíveis para adoção na Zoonoses
Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde

Com pelagens de cores preta, branca, tigrado e tricolor, 20 gatos e 18 cães aguardam um novo lar na Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Há bichos de diversos portes e idades.

Entre os 10 cães adultos, há seis machos e quatro fêmeas. Quem está lá há mais tempo, há quase quatro meses, é um pitbull branco e de olhos claros. Outro cão macho sem raça definida também aguarda um novo dono há três meses. Ele é preto e de porte médio. Já os filhotes são divididos entre dois machos e seis fêmeas.

Quanto aos gatos, a maioria são filhotes. Ao todo, são 15 bichos, sendo 10 fêmeas e 5 machos. Dos sete gatos adultos, quatro são fêmeas e três machos.

“Antes de ter um bicho de estimação vale lembrar que eles vivem por anos, têm sentimentos e sofrem se não forem bem tratados. Apesar do trabalho, ter um cão ou gato não tem preço. São seres companheiros, que amam incondicionalmente”, disse o veterinário da Zoonoses, Edvar Yuri.

O veterinário reforçou, ainda, que o tutor será responsável pela vida do animal sob sua guarda. Precisa mantê-lo em boas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem-estar. “Também é necessário brincar, dar carinho, vacinar e levar ao veterinário quando necessário”, finalizou.

Adote

Para se candidatar a adotar um dos bichinhos, é necessário ter acima de 18 anos, apresentar um documento com foto e assinar termo de responsabilidade para se comprometer a cuidar bem do animal, realizar exames anuais, aplicar as vacinas necessárias a administrar vermífugo. Também é necessário se comprometer a alimentá-los bem e oferecer cuidado e carinho.

Zoonoses

O local alberga apenas cães e gatos com objetivo de fazer o controle epidemiológico de doenças como a raiva e a leishmaniose. A gerência também coleta animais que invadem casas e áreas públicas.

Serviço
Adoção de cães e gatos
Mais informações: 160
Visitação: 8h – 15h
Local: SAIN – Estrada Parque Contorno, Lote 4.

Fonte: Metrópoles 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.