Dois homens são presos por maus-tratos após PM encontrar rinha com mais de 100 galos em Ipatinga, MG

Dois homens são presos por maus-tratos após PM encontrar rinha com mais de 100 galos em Ipatinga, MG
Entre os materiais apreendidos, a polícia encontrou duas arenas para treinamento e combate dos galos — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente

Dois homens foram presos, nessa quinta-feira (1), no bairro Bethânia, em Ipatinga (MG), por maus-tratos a animais. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, 120 galos foram encontrados no local, que era usado para promover brigas entre as aves. Vários objetos utilizados na rinha foram apreendidos.

A PM chegou ao local durante as ações realizadas pelo órgão em todo estado, denominada operação Filhas de Minas. De acordo com a sargento Cristiane Soares, após receber denúncia, os militares flagraram os galos, da espécie índio, presos em gaiolas, com pouca ventilação e inapropriadas para a saúde dos animais.

“Dezessete deles se encontravam com lesões, mutilações diversas e ferimentos pelo corpo”, detalhou.

Entre os materiais apreendidos, estavam duas arenas usadas para treinamento e combate dos animais, além de esporas plásticas, biqueiras, medicamentos, transportadores, cadernos com anotações sobre a rinha e duas asas com indícios de terem sido mutiladas recentemente.

Um dos dois homens que se apresentaram como os responsáveis pela rinha, portava uma tornozeleira eletrônica. Segundo a polícia, ele está em prisão domiciliar e é conhecido como o principal traficante do bairro. A dupla assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ficou como depositária dos galos até que eles sejam encaminhados para outro lugar.

Ainda de acordo com a PM, o caso foi encaminhado para o Juízo de Execuções Penais.A rinha de galo é proibida por lei e considerada crime ambiental, com pena de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal.

Por Cristiane Rodrigues

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.