Dois jabutis são apreendidos em comércio do bairro Parque São Geraldo, em Uberaba, MG

Dois jabutis são apreendidos em comércio do bairro Parque São Geraldo, em Uberaba, MG
Jabutis apreendidos em comércio de Uberaba — Foto: Reprodução

Dois jabutis foram apreendidos no bairro Parque São Geraldo em Uberaba, na manhã de quinta-feira (26). Os animais estavam nos fundos de um estabelecimento comercial, com água e comida em abundância, porém, o responsável, de 54 anos, não tinha autorização para mantê-los em cativeiro.

Ele assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e assumiu o compromisso de comparecer à Justiça, por isso, não foi preso.

VÍDEO: Jabutis apreendidos em comércio de Uberaba são levados para o Hospital Veterinário

A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) compareceu ao local após uma denúncia de que os jabutis estavam em situação de maus-tratos. Ao ser questionado, o homem disse que os animais não eram dele; um terceiro havia os deixado no estabelecimento e ele apenas cuidava e dava alimentos.

Os militares foram levados até os animais e constataram que não havia indícios de maus-tratos. Os bichos estavam com água e comida em abundância. Contudo, o comerciante não tinha autorização para manter os jabutis em cativeiro. Ele assinou o TCO e foi multado no valor de R$ 4.141,20. Os animais foram encaminhados para o Hospital Veterinário de Uberaba (HVU).

A PM informou que nos casos em que os animais são retirados do ambiente, sem a devida autorização, não é possível realizar a regularização. Os animais precisam ser apreendidos, avaliados por um médico veterinário e, a partir do laudo, é definido o destino.

Caso o profissional afirme que o animal está muito domesticado, ele é encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Já se o laudo médico atestar que o bicho tem condições de retornar à natureza, ele é devolvido ao habitat natural.

A polícia ainda reforçou que, aquelas pessoas que desejam ter um animal de forma regular, devem adquiri-lo diretamente de um criadouro autorizado. Retirar animais do meio ambiente é ilegal.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.