Dois lobos-marinhos são liberados para voltar ao lar na Praia do Moçambique, em Florianópolis, SC; veja fotos

Dois lobos-marinhos são liberados para voltar ao lar na Praia do Moçambique, em Florianópolis, SC; veja fotos
Lobos-marinhos caminham em direção ao mar. (Foto: Nilson Coelho/ R3 Animal)

Dois lobos-marinhos-do-Sul (Arctocephalus australis) foram liberados na manhã desta quarta-feira (30) na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Os dois pinípedes juvenis estavam sob os cuidados da R3 Animal e foram reabilitados no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Os lobos foram resgatados pela equipe do PMP-BS junto à Udesc/Laguna, nos dias 6 e 7 de agosto, em diferentes praias daquela região. Ambos foram estabilizados e levados para o CePRAM/R3 Animal para serem reabilitados. Eles receberam um brinco de marcação com os números 014 e 015.

Os animais, uma fêmea e um macho, passaram por um longo período de tratamento. Para serem soltos, realizaram exames complementares, com o objetivo de verificar se estavam saudáveis e se não entraram em contato com algum patógeno de animais domésticos que pudesse ser levado para o ambiente natural e colocar a colônia em risco. 

— Durante o processo de reabilitação, os lobos-marinhos eram vizinhos de recinto. Com a passar do tempo, os dois começaram a interagir um com o outro. Como eles ficaram aptos para soltura ao mesmo tempo, optamos em soltá-los juntos — informa a médica veterinária Marzia Antonelli.

Nesta época do ano é comum que animais dessa espécie sejam avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina com destino as nossas praias em busca de alimentos. Os lobos também procuram costões rochosos e faixas de areia para descanso. 

Saiba o que fazer quando encontrar um lobo-marinho

  • Mantenha distância e ligue para 0800 642 3341.
  • Ajude a isolar a área. Embora lobos-marinhos não sejam animais agressivos, caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender. 
  • Evite aproximar-se com animais de estimação, pois eles podem transmitir doenças.. Caso cachorros tentem atacar o animal, ajude mantendo-os afastados.
  • Evite tirar fotos com o uso de flash. Nunca forneça alimento ou force o animal a entrar na água, pois ele quer apenas descansar.
  • Colabore com a sensibilização e conscientização da comunidade. Molestar animais é crime previsto na Lei Federal 9.605/98.

Órgãos de conservação da fauna marinha

O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

 O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Veja as fotos do processo de soltura

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.