Domador morre após ataque de leão em apresentação de circo no Egito; vídeo

Domador morre após ataque de leão em apresentação de circo no Egito; vídeo
Domador estava na jaula cercado por três leões; crianças presenciaram ataque (Fotos: Reprodução/YouTube)

Um domador morreu após ser atacado por um leão durante uma apresentação circense, em Alexandria, no Egito. Islam Shaheen, de 35 anos, se apresentava em uma sessão repleta de crianças quando foi surpreendido e atacado por um dos três leões que estavam com ele em uma jaula. Ele chegou a ser levado ao hospital Andalusian Salam, mas morreu.

Em um vídeo horripilante, é possível ver o momento do ataque. Islam está dentro da jaula e acena para um primeiro leão, enquanto outro sobe uma escada. De repente, surge um terceiro animal que o ataca ferozmente. As crianças começam a gritar e a música é interrompida. Outros treinadores, então, tentam desesperadamente ajudá-lo, afujentando os leões com pedaços de pau.

À imprensa egípcia, o irmão de Shaheen contou que ele trabalhava em circos há dez anos e os animais em questão eram recém-chegados da África do Sul. Já Mohammed Mustafa, assessor do circo, relatou que o animal que atacou o domador está em período de acasalamento, o que propicia um “comportamento errático”. O leão foi afastado de qualquer apresentação enquanto uma investigação em curso apura a tragédia.

Shaheen chegou a ser conduzido a um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos
Shaheen chegou a ser conduzido a um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos

Nota do Olhar Animal: Triste, mas casos semelhantes são recorrentes. Animais são confinados e maltratados, em especial no adestramento e transporte, e acabam em algum momento reagindo. Que não ocorra o ato vergonhoso de responsabilizar o animal.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.