Dona de casa pede ajuda para cuidar de 65 cães resgatados das ruas em Rio Claro, SP

Dona de casa pede ajuda para cuidar de 65 cães resgatados das ruas em Rio Claro, SP
Dona de casa recolhe cães da rua há 14 anos (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

Uma dona de casa de Rio Claro (SP) pede ajuda para cuidar dos 65 cães que ela recolhe das ruas. Desempregada, Rita Antunes de Souza conta com doações para manter os animais que também são abandonados no local pelos antigos tutores.

Os cães ocupam os cômodos de uma casa alugada no bairro Cervezão, onde Rita mora com o marido e um filho de 24 anos. Ambos tiveram problemas graves de saúde e também não podem trabalhar. Com isso, a dona de casa recebe um pequeno suporte de outras três filhas que não moram com ela.

A dona de casa começou a recolher os animais há 14 anos. “Tinha muito cachorro abandonado na rua, as pessoas jogavam, eu pegava e conseguia doar. Está sendo difícil para mim”, relatou.

Doações

Alimentar os cães é o outro desafio, são necessários 15 quilos de ração por dia. Parentes e vizinhos doam o que podem, mas nunca é o suficiente. Rita disse que uma veterinária cobra mais barato pela castração. Alguns cães, entretanto, precisam de vacinação e medicamentos. Quem puder ajudar, pode entrar em contato pelo telefone (19) 99986-9984.

Para piorar a situação, muita gente vai até a porta de Rita e abandona outros animais. Ela até subiu o muro da casa para dificultar a ação, mas não adiantou.

Dona de casa cuida de 65 cães em Rio Claro (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Dona de casa cuida de 65 cães em Rio Claro (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

A aposentada Maria Barbosa, de 77 anos, que passa o dia na porta de casa acompanhando o movimento da rua, já viu gente jogando animal por cima do muro. “Às vezes traz no carro, às vezes traz nas mãos aí joga lá dentro”, contou.

O problema também prejudica vizinhos, como a dona de casa Márcia Regina Polida, que reclama do latido dos cachorros. “Eles ficam desesperados, latem o tempo inteiro, não tem condições de assistir televisão”, ressaltou.

Rita gostaria de um espaço público para construir um canil (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)
Rita gostaria de um espaço público para construir um canil (Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV)

Rita quer continuar cuidando dos animais, só que em algum espaço mais adequado. “Se a prefeitura me ajudasse com uma área pública para eu poder fazer um canil, eu gostaria muito e iria continuar cuidando dos animais porque eu gosto deles”, disse.

Procurada pela reportagem da EPTV, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que não iria se pronunciar sobre o caso.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *