Doze cães são envenenados no interior de Tubarão (SC), alguns dentro de cercados

Doze cães são envenenados no interior de Tubarão (SC), alguns dentro de cercados
Foto: Divulgação

Doze cães foram envenenados no bairro Sertão dos Mendes, em Tubarão, nesta segunda-feira (5). Alguns eram de rua e outros tinham um lar, estavam dentro de cercados.

Os casos ocorreram todos na mesma rua. Os moradores suspeitam quem tenha cometido o crime, mas não há provas concretas. A polícia foi chamada e um boletim de ocorrência, registrado.

Um vídeo que circula entre os protetores de animais mostra o desespero de um homem tentando salvar seus dois cachorros enquanto agonizam por causa do veneno.

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

Por Priscila Loch

Fonte: Sul Agora 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.