Duas cadelas abandonadas parem 23 cachorros em Luziânia, GO

Duas cadelas abandonadas parem 23 cachorros em Luziânia, GO
Cadela abandonada pariu 12 filhotes em Luziânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Duas cadelas abandonadas pariram 23 filhotes em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Elas são cuidadas por pessoas que se sensibilizaram com a situação e levam água e ração para os animais. Moradores da cidade estão preocupados com a grande quantidade de cães que estão sendo deixados na rua por seus tutores.

Uma das cadelas procurou abrigo no viveiro municipal da cidade e pariu 11 filhotes. Eles ficam em um buraco feito na terra e coberto com uma lona para proteger do sol e chuva. Um dos funcionários do local improvisou o abrigo e cuida dos cachorros. “Tem muito cachorro abandonado, só que a gente trata, não deixa sem comida. Só fica sem comida final de semana, que é quando a gente não trabalha”, disse o funcionário público Dirceu Gonçalves.

Já no parque de exposições da cidade, outra cadela abandonada pariu 12 filhotes. Ela ganhou o nome de Neguinha e é cuidada pelo cabeleireiro Tiago Ribeiro. Ele leva ração e água para os animais e se preocupa com o futuro deles. “A gente conta com a ajuda de pessoas que queiram adotar eles, porque são muitos. Nós colocamos água e comida todos os dias e vai tentando cuidar deles”, contou.

Só no parque de exposições são, pelo menos, 20 cachorros, sem contar os filhotes. A autônoma, Sueli Mathne tem uma chácara na região e conta que já perdeu as contas de quantos animais já foram abandonados próximo à sua chácara. Sensibilizada, ela conta que sempre tenta cuidar dos cães. “A gente leva ao veterinário, cuidar para não deixar morre à míngua nessa situação”, disse.

Sueli ainda faz um apelo para que mais pessoas também ajudem. “Fica difícil, se as pessoas não se conscientizarem, se não nos ajudarem, a gente não vai dar conta de combater o abandono”, disse.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.