Duas jiboias são encontradas em residências em Campos, no RJ

Duas jiboias são encontradas em residências em Campos, no RJ
Grupamento registrou uma das cobras encontradas neste domingo (Fotos: Divulgação/ Grupamento Ambiental)

Duas cobras jiboias foram resgatadas em duas residências em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, neste domingo (5). Uma foi encontrada em Saturnino Braga, na Baixada Campista, e a outra no Parque Santos Dumont, em Guarus. Ao todo, 26 animais silvestres foram resgatados somente este ano pelo Grupamento Ambiental do Município (GAM). Das oito cobras resgatadas, sete são jiboias.

Jiboia foi encontrada em janeiro também em uma
casa em Campos

O comandante do GAM, o biólogo Sávio Tatagiba, informa que a cobra encontrada em Saturnino Braga estava no quintal de uma casa, e a do Parque Santos Dumont, numa garagem.

“Apesar de um local ser na área urbana e outro na área rural, ambos são próximos à vegetação. A população deve evitar manusear o animal e, logo, fazer contato com a Guarda Civil Municipal, através do telefone 153, para realizarmos o resgate e darmos o tratamento correto ao animal”.

Para o biólogo, o crescimento  do número de solicitações de resgate de animais silvestres em residências demonstra maior conscientização e confiança no trabalho do Grupamento.

“A população tem se conscientizado sobre a importância que esses animais representam na natureza e, por isso, estão evitando matá-los, que era uma realidade passada”.

Quando são resgatados, os animais silvestres são levados à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde passam por avaliação veterinária e recebem os cuidados necessários.

Jiboia resgatada no dia 11 de janeiro no Parque Tarcísio Miranda, em Campos, tinha 3 kg (Foto: Divulgação/Secom)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.