Dupla é flagrada instalando armadilhas para caranguejos em área de mangue em Cubatão, SP

Dupla é flagrada instalando armadilhas para caranguejos em área de mangue em Cubatão, SP
Armadilhas foram recolhidas e caranguejos devolvidos à natureza em Cubatão, SP (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental)

Dois homens foram flagrados por uma equipe da Polícia Militar Ambiental instalando armadilhas para captura de caranguejos em um manguezal em Cubatão (SP), no domingo (15). A dupla conseguiu fugir, mas animais que já tinham sido recolhidos foram devolvidos à natureza.

O flagrante ocorreu durante patrulhamento náutico pelo Rio Piaçaguera. Na aproximação da embarcação do policiamento, os dois homens fugiram pelo mangue e conseguiram escapar. Eles deixaram materiais de captura e armadilhas para trás, comprovando o crime ambiental em área de mangue.

Em uma das armadilhas, os policiais localizaram caranguejos da espécie guaimum (Cardisoma guanhumi), que está em risco de extinção. Os animais foram soltos e devolvidos à natureza. Outras armadilhas instaladas no entorno foram recolhidas e apreendidas pelos policiais para destruição.

A dupla que fugiu, apontada com a responsável por instalar as armadilhas, não foi identificada até a manhã de segunda-feira (16). A Polícia Militar Ambiental pede que denúncias para a localização dos homens, mesmo que anônimas, sejam feitas pelo telefone (13) 3348-4780.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Mas não pense o internauta que a proibição da captura tem algo a ver com preservar o bem-estar e a vida dos animais. O veto legal costuma ocorrer apenas na época do defeso, que comumente coincide com o período de reprodução da espécie. É uma forma de garantir o futuro não dos animais, mas sim da exploração deles para consumo.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *