Égua abandonada é recolhida pelo CCZ de Ponta Porã, MS

Égua abandonada é recolhida pelo CCZ de Ponta Porã, MS

MS ponta pora IMG-20140903-WA0015

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Governo Municipal de Ponta Porã recolheu nesta semana nas proximidades do horto florestal uma égua que estava abandonada e perambulando pelas ruas da cidade. Segundo informações do veterinário Dr. Avelino de Osti os tutores abandonam esses animais uma vez que eles acreditam que já está esgotada a vida útil de trabalho.

Dr. Avelino informou ainda que existe indícios que a égua recebia maus-tratos, e ainda está em péssimas condições de saúde “possivelmente a égua foi abandonada pelo tutor, e ainda por ser um animal de tração existe indícios de abusos e maus-tratos por conta da ignorância de seus tutores, pois nessas condições o proprietário acredita já não serve para o trabalho” ressaltou.

Uma vez recolhida pelo CCZ, o animal fica aguardando o possível resgate através do pagamento de multa, se isso não ocorrer, o animal irá receber os atendimentos preliminares, com uma alimentação saudável e receber os devidos exames para constatar verminose e babesia (doença transmitida por carrapatos), se constatado e após o tratamento, o animal ficará disponível para adoção.

O veterinário ainda manifestou que na grande maioria dos casos é muito difícil encontrar o tutor desses animais, e muito deles, uma vez que são recuperados com o devido tratamento, ainda tem muita vida útil para o trabalho rural, principalmente nos assentamentos, posteriormente ficamos monitorando essas adoções.

Fonte: Repórter MS

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.