Égua é resgatada pela Prefeitura no centro de Santos Dumont, MG

Égua é resgatada pela Prefeitura no centro de Santos Dumont, MG
Fotos: Redes sociais

Na noite dessa terça-feira (25) uma égua foi resgatada no centro de Santos Dumont por uma força-tarefa que envolveu os órgãos de Centro de Vigilância em Saúde, Ambiental e Zoonoses, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria de Agricultura.

Segundo a coordenadora da Zoonoses, Lilian de Mendonça, a égua foi encontrada abandonada inicialmente na Rua Maquinista João Mendes, conhecida como Rua da Feira, no período da tarde. Porém, uma moradora da parte central da cidade, com intenção de levar o animal para casa, conseguiu transportar o equino até sua residência, localizada próxima à rotatória do Hospital Misericórdia, lugar em que foi realizado o resgate.

Conforme Lilian, a égua foi resgatada no início da noite de terça-feira por um caminhão munck e levada para o campo do Mineiro Futebol Clube, por voltas das 21h. Na manhã desta quarta-feira (26), o animal foi atendido por um veterinário.

“O veterinário já foi lá, examinou, avaliou e passou a medicação”, conta a coordenadora. De acordo com Lilian, durante o exame médico, foi constatado que a égua está com a pata traseira machucada e vai necessitar de tratamento.

“Por enquanto ela vai ficar lá (no campo) por mais ou menos cinco dias. O veterinário informou que ela está pastando, tem água, já foi medicada para fortalecer e depois vai receber alta”, disse.

Durante esses dias de tratamento, o equino será cuidado pela auxiliar veterinária, Paloma Silva, que vai realizar as aplicações necessárias na égua.

Paloma é protetora independente de animais de pequeno porte no município há algum tempo, mas se deparou com esse caso e resolveu acompanhar de perto a situação por medo do animal sofrer eutanásia.

A auxiliar veterinária que esteve no campo na parte da manhã, contou que durante o exame médico foi constatado que a égua é idosa, com idade aproximada de 15 a 16 anos e possui sinais de maus-tratos pelo corpo.

O tutor  do animal não foi localizado.

Por Isabella Sad

Fonte: Portal 14B

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.