Égua ferida resgatada de maus-tratos em Imbituba (SC) morre após batalha pela recuperação

Uma comovente história de compaixão e luta chegou a um triste desfecho neste domingo, 20. Uma égua que havia sido resgatada após ser encontrada abandonada e ferida às margens de uma rodovia em Imbituba não resistiu aos desafios enfrentados e acabou falecendo, apesar dos esforços incansáveis da comunidade.
Tudo começou na noite de sexta-feira, 18 de agosto, quando a égua foi avistada em condições precárias e com sinais de atropelamento. Após passar um dia inteiro sob o sol escaldante e enfrentar uma chuva intensa, uma equipe se mobilizou para resgatá-la. A situação angustiante chamou a atenção de defensores dos animais e voluntários, que não mediram esforços para ajudar o animal em sua batalha pela sobrevivência.
A égua, carinhosamente chamada de “Vitória”, recebeu cuidados médicos e começou a ser tratada com medicamentos no sábado, 19. A esperança de recuperação era palpável, e a comunidade uniu forças para apoiar a causa, compartilhando informações sobre o estado da égua nas redes sociais e arrecadando recursos para auxiliar nos custos de tratamento.
Diversos indivíduos e organizações se envolveram, demonstrando uma onda de solidariedade impressionante. A prefeitura de Imbituba também se juntou aos esforços, mas a ação veio tardiamente, após a repercussão do caso.
A história da égua se transformou em um símbolo de superação e esperança, com a comunidade unida em torno do objetivo de proporcionar uma segunda chance à animal que sofreu tanto. Veterinários, ativistas e cidadãos comuns uniram forças para dar a ela todo o cuidado e atenção necessários para sua recuperação.

Porém, neste domingo, 20 de agosto, veio a notícia triste: a égua Vitória não resistiu. Apesar dos esforços heróicos de todos os envolvidos, o animal não conseguiu superar as adversidades enfrentadas. “Se a prefeitura tivesse agido antes, de maneira semelhante ao que fez no sábado, devido à pressão da mídia, talvez ela pudesse ter sido salva”, lamentou o secretário de Pesca, Agricultura e Bem Estar Animal de Laguna, Dener Vieira Nascimento, que foi o responsável pelo resgate.
É um momento de luto e reflexão sobre a importância de proteger e cuidar dos animais que não podem se defender. A jornada da égua tocou os corações de muitos e reforçou a necessidade contínua de combater os maus-tratos aos animais e promover o respeito por todas as formas de vida. Os que doaram recursos para ajudar na recuperação da égua serão reembolsados, encerrando este capítulo de generosidade e esforço conjunto.
Fonte: AC Notícias