Égua que sofria maus-tratos é resgatada no bairro São José, em Esteio, RS

Égua que sofria maus-tratos é resgatada no bairro São José, em Esteio, RS
Fotos: Daiton Lima

Na manhã desta quinta-feira (5), servidores da Unidade de Bem-estar Animal (BEA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) foram ao bairro São José para realizar a remoção de uma égua que se encontrava em condição de maus-tratos. O animal, que estava com ferimentos graves nas orelhas e na boca, foi removido com o apoio da Polícia Civil, após denúncia realizada pelos próprios policiais, durante cumprimento de mandato por outros crimes.

De acordo com o veterinário do município, Carlos Spenst Penner, a égua estava extremamente magra, com feridas expostas e em local insalubre. “As condições em que ela se encontrava configuravam maus-tratos extremos. Então a removemos para o pátio do Bem-estar Animal, onde já temos condição de mantê-la protegida, sem risco de fuga. Daremos o tratamento adequado tanto para as feridas, como de alimentação, até que se recupere minimamente e possa ser adotada”, explicou.

O veterinário disse ainda que o animal passará por testes de anemia infecciosa e mormo, para depois ser encaminhado para adoção. “Importante destacar que só vamos entregar a um adotante que possua registro na Inspetoria Veterinária do Rio Grande do Sul, pois a maioria dos equinos que apreendemos nessas condições, são clandestinos. Não podemos correr o risco que ela retorne para essa condição e volte ao quadro que a pegamos”, observou.

Como adotar

Os interessados em adotar cavalos abandonados podem solicitar o acesso ao banco de dados da secretaria através do Departamento de Bem-Estar Animal no telefone (51) 3433-8180.

Denúncias de maus-tratos ou solicitação de ajuda podem ser feitas pelo telefone 98600-8377, pelo DisquEsteio – Ouvidoria (0800-541-0400) e pelo telefone da Guarda Municipal (153). É possível, ainda, falar com a Ouvidoria pessoalmente, na Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. Quem tiver smartphones com sistemas iOS ou Android pode utilizar, ainda, o aplicativo e-Ouve. Ele está disponível para baixar tanto na App Store, para dispositivos da Apple, quanto na Google Play, no caso de aparelhos com sistema Android.

Fonte: Prefeitura de Esteio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.