Elefanta morre nove dias depois de cair em piscina de zoológico

Elefanta morre nove dias depois de cair em piscina de zoológico
Animal de 17 anos ficou ferida após acidente no Zoológico de Karachi

Uma elefanta de 17 anos morreu nove dias depois de cair em uma piscina no Zoológico de Karachi, no Paquistão. A morte, divulgada pela organização global de bem-estar animal Four Paws, aconteceu após o animal sofrer um acidente, em 13 de abril, e ficar presa na piscina durante horas.

“Depois de lutar por nove dias, ela sucumbiu à sua condição crítica. Ela passou muito tempo deitada no chão – uma situação de risco de vida para os elefantes”, explicou a organização.

A equipe se preocupa, agora, com o bem-estar da outra elefanta que após a morte da companheira ficará sozinha.

“Agora é mais urgente do que nunca que o elefante remanescente no Zoológico de Karachi, Madhubala, que está de luto pela companheira de longa data, seja transferido para um local mais apropriado para a espécie, o mais rápido possível, para evitar outra tragédia em potencial”, alerta a organização.

A elefanta, chamada de Noor Jehan, ficou gravemente ferida e a saúde ficou bastante debilitada após o acidente. “Ela não conseguia se levantar sozinha, mesmo depois de dias sustentando-a com um guindaste.” As autoridades chegaram a criar um comitê de especialistas e veterinários, nacionais e internacionais, que estudaram qual seria o melhor procedimento. Porém, Noor Jehan morreu antes que qualquer atitude pudesse ter sido tomada.

“Quando deixamos Karachi após nossa avaliação inicial de saúde de Noor Jehan, estávamos esperançosos com sua recuperação. Mantivemos contato constante com a equipe local depois que ela ficou presa na piscina. É de partir o coração que ela tenha morrido com apenas 17 anos, quando poderia ter tido muitos mais anos”, declara a organização.

Por Clarissa Guimarães

Fonte: Itatiaia

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.