Elefante baleado na cabeça busca socorro de humanos

Elefante baleado na cabeça busca socorro de humanos

Zimbabue Harare prettyboy 1

Quase dois meses atrás, Pretty Boy, um elefante, se encontrava em problemas – mas ele sabia exatamente como e onde conseguir ajuda.

Em junho, Pretty Boy, que vive e anda pelo parque Mana Pools National Park no Zimbábue, tinha sido baleado na cabeça e então caminhou pelos arredores com seus ferimentos durante várias semanas. Havia um buraco proeminente onde a bala havia entrado.

Quando os veterinários do Animal and Wildlife Area Research and Rehabilitation Trust (AWARE), uma organização de conservação de vida selvagem, ficou sabendo das notícias, uma equipe imediatamente saiu para rastrear o elefante e conseguir dar a assistência médica que ele precisava.

Entretanto, a equipe da AWARE nem precisou procurar muito.

Zimbabue Harare prettyboy 3

“Ele se tornou disponível para ser examinado dentro de meia hora, vindo até o nosso carro”, o AWARE escreveu no Facebook.

Zimbabue Harare prettyboy 4

Pretty Boy foi um elefante incrivelmente gentil e sossegado, permitindo que os veterinários o tranquilizassem, examinassem e cuidassem de sua ferida antes de deixá-lo seguir seu caminho.

Zimbabue Harare prettyboy 5

Até na manhã após sua cirurgia, a Dra. Lisa Marabini, diretora do AWARE, e os outros ainda estavam impressionados com o fato de que eles foram capazes de chegar tão perto de Pretty Boy sem ele mostrar qualquer sinal de agressão – descrevendo-o como um “perfeito cavalheiro”.

Ele está indo muito bem desde então, e tramando as mesmas artimanhas que salvaram sua vida.

Pretty Boy, que se destaca de sua manada pelo seu tamanho, foi visto recentemente por Moira Whitaker, uma residente local, durante uma visita ao parque Mana Pools.

Zimbabue Harare prettyboy 6

Whitaker viu Pretty Boy comendo alegremente com outro elefante macho, o buraco em sua cabeça sarando bem.

Apesar do dano causado a ele pelos humanos no passado, Pretty Boy continua a provar que ele não tem medo das pessoas – e, em certo nível, nem se importa de se misturar a elas.

“Pretty Boy estava perto de uma árvore na beira da estrada”, Whitaker disse ao The Dodo. “Como nós sempre fazemos quando nos aproximamos de um elefante, nós paramos a certa distância para observá-lo. Ele olhou para nós e começou a descer a estrada até nós. Apesar de ele parecer perfeitamente feliz e relaxado, nós demos ré para dá-lo espaço para ir até a próxima árvore”.

Ao invés disso, Pretty Boy passou a árvore e continuou a andar até Whitaker e seu marido. “Nós tivemos a sensação que ele queria andar até nós, mas como não conhecíamos sua natureza, nós demos ré novamente”, ela disse. “Ele então parou para comer bem ao lado do nosso carro e nós conseguimos observá-lo por um longo tempo antes de continuarmos nosso safári. Ele estava completamente relaxado todo o tempo”.

Zimbabue Harare prettyboy 7

O encontro de Whitaker com Pretty Boy coincide com a mesma atitude surpreendentemente gentil que ele exibiu aos veterinários que o resgataram meses atrás.

“Normalmente, eu nunca me sinto totalmente confortável chegando muito perto de um elefante selvagem”, Marabini contou ao The Dodo naquela época. “Mas ele literalmente emanava serenidade. Não havia nenhuma energia agressiva vindo dele”.

Zimbabue Harare prettyboy 8

Quer ajudar o AWARE a continuar com seu ótimo trabalho pelos animais? Veja como você pode contribuir clicando aqui.

Confira vídeo sobre o incrível resgate de Pretty Boy

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.