Elefante de 4 mil quilos, que sofria maus-tratos, embarca de volta para casa em avião cargueiro

Neste final de semana, um elefante asiático chamado Muthu Raja chegou finalmente à Tailândia após duas longas décadas longe de seu local de nascimento. O transporte foi realizado a bordo de uma aeronave de carga do modelo Ilyushin IL-76.
Anteriormente, este grande mamífero fora presenteado a um templo budista no Sri Lanka pelo governo tailandês como um gesto de boa vontade. No entanto, reclamações da RARE (Rally para os Direitos dos Animais e Meio Ambiente) começaram a surgir ano passado, alegando que o animal estava sendo negligenciado médica e fisicamente enquanto ainda estava alojado no templo.
Como resultado, as autoridades tailandesas ordenaram que o elefante passasse por exames médicos. O governo do Sri Lanka então concordou com a exigência, fazendo com que Muthu Raja fosse transferido para o Jardim Zoológico Nacional do Sri Lanka, onde foi confirmado que ele sofria com dois grandes abscessos e sentia dores constantes.
The ailing Thai elephant ‘Muthuraja’ or Sak Surin has landed safely at Chiang Mai Airport now and is being moved to the elephant hospital in Lampang’s Hang Chat district.#elephant #SakSurin #airlift #aviation https://t.co/NpIXM0mHtS pic.twitter.com/Rr4r9iZG2c
— FL360aero (@fl360aero) July 2, 2023
Entretanto, o zoológico não possuía as instalações para tratá-lo completamente, de modo que a transferência para a Tailândia tornava-se obrigatória. E assim, na última terça-feira 2 de julho, Muthu Raja começou sua viagem de volta à Tailândia, embarcando primeiro num Ilyushin Il-76.
A bordo da aeronave de carga havia além do mamífero, dois veterinários, três representantes tailandeses, todos os responsáveis pelo bem-estar de Muthu Raja. Antes de seu embarque, os monges budistas cantaram e oraram por sua segurança.
Aterrando em Chiang Mai, o ministro tailandês do Meio Ambiente, Varawut Silpaarcha, confirmou que Muthu Raja chegou em ótimas condições e está agora em quarentena em um hospital de elefantes para tratamentos hidroterápicos.
O custo total desse voo de repatriação foi de aproximadamente US$ 700.000. Muthu Raja será então transferido para uma reserva natural próxima, onde poderá passar seus anos de aposentadoria em paz.
A 4,000kg(8,800 lbs) elephant named Muthu Raja will be flown back home to Thailand to recover from injuries blamed on neglect while it was being kept at a Buddhist temple in Sri Lanka.pic.twitter.com/ZoNHdtRCUQ
— KGFChandra (@FieldsKolar) June 27, 2023
Por Carlos Ferreira
Fonte: Aeroin