Elefante espera ao lado da amiga envenenada até que ela conseguisse se levantar

Elefante espera ao lado da amiga envenenada até que ela conseguisse se levantar

Por Zainab Akande / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Esta elefanta sabia exatamente para quem e para onde ir quando ela estivesse com problemas… de novo.

Makireti foi resgatada no verão de 2010. A jovem elefanta foi encontrada vagando sozinha em uma fazenda no Quênia perto do Tsavo National Park. Ela estava desnutrida e sozinha, sem a mãe ou a manada à vista, o que era especialmente preocupante já que ela ainda era um filhote dependente de leite.

A bebê elefanta foi encontrada pelo The David Sheldrick Wildlife Trust (DSWT) e levada para seu berçário em Nairóbi. No começo, ela estava aterrorizada com sua situação, e precisaram acalmá-la muito só para conseguir com que ela bebesse leite.

Mas Makireti finalmente comeu, e começou a formar laços com os outros órfãos no berçário. Sob os cuidados do DSWT, Makireti lentamente foi reintegrada à natureza, e nunca se esqueceu da bondade das pessoas que a salvaram.

Na semana passada, Makireti voluntariamente retornou ao campo de resgate Ithumba em Tsavo – com uma flecha envenenada na lateral do seu corpo.

Quenia elefantamakireti 2

Makireti possui somente uma presa muito pequena – a outra nunca cresceu – o que dificilmente a tornaria um bom alvo para caça. Mas, aparentemente, algumas pessoas ainda acharam que sua pequena presa ainda era suficiente para caçá-la. De qualquer forma, ela precisava de tratamento.

“Nesse estágio, os amigos de Makireti se juntaram ao redor da paliçada para vê-la, muito cientes e preocupados com sua situação”, escreveu o DSWT em uma postagem recente. “Quando o Dr, Poghon chegou, alguns dos ex-órfãos tinham ido embora, deixando os elefantes Kilabasi e Kibo para cuidarem de Makireti”.

Quenia elefantamakireti 3

Conforme Makireti era tranquilizada e a fizeram deitar para que pudesse ser tratada, um elefante continuou ao seu lado, vendo seu socorro até o final.

Quenia elefantamakireti 4

“Kibo então ficou ao seu lado durante todo o tratamento, tocando-a com sua tromba e gentilmente cutucando-a com seu pé para tentar acordá-la, mas não perturbou a equipe que a estava tratando, sabendo que ela estava sendo ajudada”, disse o DSWT.

Quenia elefantamakireti 5

Felizmente, o ferimento de flecha em Makireti não ameaçava sua vida, já que atingiu somente uma costela e não penetrou profundamente sua cavidade torácica.

Quenia elefantamakireti 6

Quando a flecha foi removida e Makireti acordou novamente, ela decidiu ficar perto de seus amigos Kibo e Kilabasi no acampamento, ao invés de ir embora e vagar sozinha no parque – talvez em gratidão pelo apoio deles durante o tempo que ela precisava.

Quenia elefantamakireti 7

“Sua ferida está sarando muito bem, graças ao tratamento tempestivo que ela recebeu, e Makireti felizmente ficará perfeitamente bem”, DSWT disse.

Quer ajudar o DSWT a continuar fazendo esse excelente trabalho pelos elefantes necessitados? Considere fazer uma doação aqui.

Confira este vídeo sobre jovens elefantes que amam brincar:

Fonte: The Dodo

MAIS NOTICIAS

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.