Elefante que levou um tiro na cabeça caminha até um caminhão para pedir ajuda

Elefante que levou um tiro na cabeça caminha até um caminhão para pedir ajuda

Por Zainab Akande / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Pretty Boy, um elefante muito bonito, sabia que estava precisando muito de ajuda.

Ele levou um tiro, sobreviveu ao ataque e então passeou com seu ferimento durante várias semanas.

Quando os veterinários do Animal and Wildlife Area Research and Rehabilitation Trust (AWARE – Fundação de Reabilitação e Pesquisa de Área da Vida Selvagem), uma organização de conservação da vida selvagem em Zimbábue, chegaram ao Mana Pools National Park após serem avisados sobre o elefante ferido, Pretty Boy rapidamente pediu a assistência que ele precisava sem que os veterinários precisassem procurá-lo.

Zimbabue elefante tiro cabeca2

“Ele se tornou disponível para avaliação dentro de meia hora, vindo diretamente para nosso carro”, a AWARE escreveu no Facebook.

Zimbabue elefante tiro cabeca3

“Um macho extremamente gentil e relaxado, os veterinários conseguiram dar uma boa olhada no que imediatamente pareceu ser um buraco em sua testa”, está na postagem.

Zimbabue elefante tiro cabeca4

O elefante foi tranquilizado e então levado para fazer um raio-X, o qual mostrou uma bala deformada presente dentro de sua cabeça.

Zimbabue elefante tiro cabeca5

“As balas são usualmente estéreis quando penetram tecidos, já que elas geram muito calor, então se elas não atingem nenhuma estrutura vital, elas podem ser deixadas no local”, a Dra. Lisa Marabini, diretora do AWARE, disse ao The Dodo.

Zimbabue elefante tiro cabeca6

Tal foi o caso com Pretty Boy, que foi atingido somente alguns centímetros acima de ser um “tiro fatal”. Ao invés disso, a bala ricocheteou em seu crânio e causou uma fratura nos ossos nasais. Além disso, sua cabeça estava infeccionada. “Era essencial remover os pedaços mortos de osso para que o corpo pudesse continuar a curar a infecção”, Marabini disse.

Zimbabue elefante tiro cabeca7

Marabini também acredita que quem atirou em Pretty Boy deve ter tentado acertar seu coração, mas acertou seu ombro, já que ele também tinha um abcesso lá de outra bala.

“Nós achamos que ele foi baleado fora do parque e veio para o parque para buscar refúgio”, ela disse. “Se foi um caçador ou uma caça que deu errado, nós somente podemos especular”.

Zimbabue elefante tiro cabeca8

Marabini acrescentou que um caçador profissional teria usado uma bala mais apropriada. Uma antiga cicatriz perto da coluna de Pretty Boy também sugere que ele já deve ter sido baleado no passado.

Mas, ela notou, mesmo após tudo o que os humanos já fizeram com ele, Pretty Boy foi notavelmente gentil com as pessoas que o ajudaram.

“Normalmente eu nunca me sinto completamente confortável ao chegar muito perto de um elefante selvagem”, ela disse. “Mas ele literalmente emanava serenidade. Não houve nenhuma vibração agressiva vindo dele”.

Zimbabue elefante tiro cabeca9

Uma vez que sua cabeça estava limpa, Pretty Boy recebeu antibióticos de longa duração e parasiticidas. Quando ele acordou, AWARE escreveu, Pretty Boy estava contente o suficiente para simplesmente tirar uma soneca contra uma árvore.

Zimbabue elefante tiro cabeca10

“No dia seguinte ele estava se sentindo muito mais feliz e muito relaxado”, AWARE escreveu. “Seu progresso será monitorado pelos operadores de ronda da área e, se necessário, um outro tratamento de acompanhamento será feito”.

Marabini disse que, enquanto levará algum tempo para que Pretty Boy fique curado, agora ele tem a chance de lutar para ficar bom.

“Ele chegou 5 centímetros perto da morte”, Marabini disse ao jornal Sky News. “Ele teve sorte”.

Zimbabue elefante tiro cabeca11

Você pode acompanhar a recuperação de Pretty Boy, e ler sobre outros resgates, seguindo a AWARE no Facebook. Quer ajudar a organização a continuar fazendo esse ótimo trabalho pelos animais? Veja como você pode contribuir aqui.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.