Em 2019, cerca de 900 animais foram recolhidos nas ruas pelo Cepad Barueri (Foto: Divulgação)

Em 2019, cerca de 900 animais foram recolhidos nas ruas pelo Cepad Barueri

Implantado em 2018 pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), o recolhimento seletivo de animais é realizado pelo Cepad 2 (unidade 2 do Centro de Atendimento e Proteção ao Animal Doméstico) e consiste em tirar das ruas animais que estejam doentes, principalmente com zoonoses (doenças transmissíveis para outros animais e para o ser humano), gravemente feridos ou agressivos. Já para animais saudáveis, há a aplicação do método CED (capturar – esterilizar – devolver).

O serviço assiste mensalmente 80 bichos e, em 2019, já atendeu cerca de 900 animais. O Cepad 2 é acionado e encaminha uma equipe para o local, onde constata o estado do animal. Se ele se enquadra nos critérios, é enviado ao órgão para o pronto-atendimento, é examinado, tratado de acordo com a patologia e, após a recuperação, é vermifugado, castrado e destinado para a adoção.

Os animais que não se enquadram nesta categoria são os que possuem tutores e/ou estejam em situação de rua, porém saudáveis. O Cepad 2 não recebe animais diretamente na sua unidade, sendo necessário o contato com a equipe para avaliação no local. Informações pelo (11) 4706-3953 de segunda a sexta-feira das 8 às 16h; e (11) 94159-5003 (WhatsApp), após as 16h e aos finais de semana e feriados.

Por Graciela Zabotto

Fonte: Webdiario

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.