Em 2019, cerca de 900 animais foram recolhidos nas ruas pelo Cepad Barueri

Em 2019, cerca de 900 animais foram recolhidos nas ruas pelo Cepad Barueri
Em 2019, cerca de 900 animais foram recolhidos nas ruas pelo Cepad Barueri (Foto: Divulgação)

Implantado em 2018 pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), o recolhimento seletivo de animais é realizado pelo Cepad 2 (unidade 2 do Centro de Atendimento e Proteção ao Animal Doméstico) e consiste em tirar das ruas animais que estejam doentes, principalmente com zoonoses (doenças transmissíveis para outros animais e para o ser humano), gravemente feridos ou agressivos. Já para animais saudáveis, há a aplicação do método CED (capturar – esterilizar – devolver).

O serviço assiste mensalmente 80 bichos e, em 2019, já atendeu cerca de 900 animais. O Cepad 2 é acionado e encaminha uma equipe para o local, onde constata o estado do animal. Se ele se enquadra nos critérios, é enviado ao órgão para o pronto-atendimento, é examinado, tratado de acordo com a patologia e, após a recuperação, é vermifugado, castrado e destinado para a adoção.

Os animais que não se enquadram nesta categoria são os que possuem tutores e/ou estejam em situação de rua, porém saudáveis. O Cepad 2 não recebe animais diretamente na sua unidade, sendo necessário o contato com a equipe para avaliação no local. Informações pelo (11) 4706-3953 de segunda a sexta-feira das 8 às 16h; e (11) 94159-5003 (WhatsApp), após as 16h e aos finais de semana e feriados.

Por Graciela Zabotto

Fonte: Webdiario

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.