Em apenas 9 dias, 4 baleias aparecem mortas em São Francisco, nos EUA; fotos

Em apenas 9 dias, 4 baleias aparecem mortas em São Francisco, nos EUA; fotos

De acordo com a agência AP News, os especialistas afirmaram na sexta-feira (9) que um dos cetáceos teria morrido ao se chocar com um navio, pelo que estariam agora tentando determinar as causas da morte dos restantes três.

O cadáver de uma fêmea de baleia-cinzenta de cerca de 12,5 metros surgiu em Crissy Field, na costa de São Francisco, em 31 de março. Outra fêmea adulta foi encontrada no domingo passado (4) em Moss Beach, em San Mateo. A terceira baleia foi encontrada flutuando, sem vida, na quarta-feira (7) perto da Marina de Berkeley e, no dia seguinte (8), o quarto cetáceo foi encontrado em Muir Beach, no município de Marin.

“É alarmante acorrer a quatro baleias-cinzentas mortas em pouco mais de uma semana, pois isso coloca em perspectiva os desafios atuais que a espécie enfrenta”, disse o dr. Pádraig Duignan, diretor de Patologia no Centro de Mamíferos Marinhos, citado pela mídia.

Má nutrição, captura por redes de pesca e choque com navios são as causas de morte mais comuns para esta espécie analisadas pela equipe de pesquisa do centro nos últimos anos.

FOTO / CENTRO DE MAMÍFEROS MARINHOS

Cientistas estão alarmados com a morte repentina dos quatro cetáceos em pouco mais de uma semana

Uma necropsia feita à baleia encontrada em Muir Beach revelou ferimentos significativos e hemorragia no músculo em volta da mandíbula e vértebras do pescoço do cetáceo, um padrão consistente com o trauma deixado por um choque com navio. Além disso, os cientistas conferiram que a baleia seria um animal saudável. Sobre as restantes baleias, os pesquisadores ainda não estão certos se estas morreram de fome ou de outra causa qualquer.

Contudo, infelizmente os especialistas estimam que os corpos destes e de outros cetáceos desta espécie encontrados nas costas representem apenas 10% do número total de mortes, sendo o resto praticamente invisível ao ser humano.

As baleias-cinzentas habitam nas águas frias e ricas em alimento do Ártico e todos os anos, no inverno (no Hemisfério Norte), viajam mais de 16 mil quilômetros até as águas mais quentes do México, onde se reproduzem, perto da costa da Baixa Califórnia.

Fonte: Sputniknews

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.