Em Campos Novos (SC) perto de 50 cães desapareceram após fogos com ruídos na virada

Em Campos Novos (SC) perto de 50 cães desapareceram após fogos com ruídos na virada

Na página do grupo Ana Campos Novos no Facebook há perto de 50 postagens sobre cães desaparecidos no réveillon. Alguns dos animais foram localizados hoje (2), mas a maioria, mais de 40 cães, ainda segue desaparecida.

A soltura de fogos de artificio, rojões e similares mais que dobrou na virada do ano de 2023 para 2024, em Campos Novos. A soltura de rojões já iniciou durante o dia, trazendo aflição para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Os ruídos das explosões causaram crises na maioria das pessoas com autismo. Além disso, os ruídos prejudicaram idosos e enfermos.

Os animais domésticos e a fauna em geral também foram prejudicados.

Ouvintes da Rádio Cultura fizeram vários relatos, testemunhando que encontraram pássaros mortos, no centro da cidade, após as explosões que ocorreram em vários bairros da cidade.

Os cães domésticos foram duramente afetados. Tutores relataram para a emissora que desde que os rojões e fogos começaram, iniciaram os transtornos, com muita dificuldade em acalmar os animais. Muitos deles, transtornados, pularam cercas, muros, janelas e desapareceram. Próximo a meia noite do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro, muitos cães foram vistos correndo pelas ruas, buscando fugir dos ruídos.

Há tutores que desde a virada ainda estão procurando, sem sucesso, os animais de estimação e alguns aliviados, nesta terça-feira (2), tiveram notícias dos animais, com ajuda do Ana – Ajude Nossos Animais, um grupo voluntário de protetores, que recebeu fotos e comunicados dos tutores e publicou em sua página.

Para colaborar, a Rádio Cultura produziu matéria com os ouvintes – Ouça no Podcast acima e, também republicou as fotos dos animais desaparecidos em sua página no Facebook.

Lei

Em Campos Novos, lei municipal publicada há três anos, proibindo fogos com ruídos, ainda não foi regulamentada e não estabelece quem fiscaliza, quem notifica, nem mesmo que o comércio desses produtos deva ser interrompido.

Leia na matéria – Rádio Cultura – Lei que proíbe fogos com ruído em Campos Novos está em vigor, ressalta vereadora Celina Maria.

Esse cenário, de omissão dos órgãos competentes incentivou o desrespeito à lei e motivou o aumento expressivo dos fogos com ruídos nesta virada, a revelia de tantos pedidos de empatia, feitos pelas famílias de autistas e pelos protetores e tutores de animais.

Acesse aqui às imagens e colabore informando o paradeiro dos animais desaparecidos.

Por: Rosely S. Rossi

Fonte: Cultura Campos Novos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.