Em casa nova, cadela enfrenta grave trauma após sobreviver a bombardeios na Ucrânia

Em casa nova, cadela enfrenta grave trauma após sobreviver a bombardeios na Ucrânia
Ressi encolhida num canto da casa em que vive com família ucraniana na Inglaterra Foto: Reprodução/Facebook(Lana Sushko)

Uma família que fugiu da guerra na Ucrânia e está vivendo no Reino Unido busca ajuda para a sua cadela. Ressi sofre um grave trauma depois de sobreviver ao bombardeio russo em Kiev.

Lana Sushko, de 47 anos, a tutora, afirmou que Ressi não sai de casa nem para urinar e reage muito mal ao som de barulhos altos, como fogos de artifício e motores de carros.

Lana e Ressi foram surpreendidas pelo bombardeio da capital ucraniana na primeira noite da guerra, em 24 de fevereiro.

“O aeroporto militar próximo (de onde morava) foi bombardeado na primeira noite da guerra. Eu estava caminhando com Ressi às 5 da manhã quando ouvimos as bombas caindo. Eles romperam a barreira do som com um estrondoum e apito incrivelmente altos. Por volta das 6h estávamos todos amontoados no banheiro, gritei para minha filha e meu filho entrarem lá, onde seria mais seguro”, contou a ucraniana, de acordo com o “Metro”.

“No dia seguinte, caminhei com Ressi às 10h. De repente, houve uma forte explosão, provavelmente do aeroporto militar. Ela me puxou e eu caí, soltando-a enquanto ela fugia. Dois homens caminhavam em nossa direção a 100 metros de distância. Pedi a ela que voltasse enquanto ela corria em direção a eles e então um deles sacou uma arma. Eu estava morrendo de medo de que ele a matasse, mas ele disparou direto para o ar. Ela choramingou, virou-se e correu direto para mim. Eu a arrastei até em casa”, acrescentou.

Construções em Kiev destruídas por bombardeio russo Foto: Reprodução/Facebook(Lana Sushko)
Construções em Kiev destruídas por bombardeio russo Foto: Reprodução/Facebook(Lana Sushko)

Nesse mesmo dia, Lana deixou a Ucrânia com a família. Apenas o filho de 20 anos de Lana, Nikita, que pode ser recrutado pelo Exército ucraniano, ficou.

O grupo dirigiu mais de 2.500km pela Europa em uma viagem que durou 60 horas. Lana precisava dirigir porque Ressi não era aceita em aviões que deixavam a ex-república soviética.

Eles finalmente se estabeleceram no Reino Unido depois de serem acolhidos por uma família em Hauxton. Só que o trauma enfrentado pela cadela fez com que a permanência da família na residência não fosse mais possível. Ressi latia e ofegava excessivamente quando ouvia barulhos altos. Eles então tiveram que se mudar para um apartamento mantido pelo governo britânico.

Por Fernando Moreira

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.