Em Curitiba, capivara atropelada é resgatada por moradores e salva por clínica

Em Curitiba, capivara atropelada é resgatada por moradores e salva por clínica
Capivara atropelada e socorrida por moradores (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma capivara foi atropelada na BR-277 nas proximidades do Parque Barigui na noite de sábado (dia 2). Por volta das 18h45, o casal Marcelo e Karolina encontrou o animal caído e começou uma operação para tentar salvá-lo. O casal ficou por cerca de quatro horas tentando ajuda para conseguir tratamento para a capivara. Um outro casal que passava pelo local (Rogério e Ligia) ajudou a transportar o animal, que pesa 56 kg, para uma clínica. Veja o relato completo de Marcelo clicando aqui. Eles chegaram a conseguir contato com a Rede de Proteção de Animal, que explicou que não tinha equipe de plantão naquele momento, mas que poderia recolher a capivara no dia seguinte (domingo).

A capivara, que ganhou o apelido de Jaguara, foi transportada pelo casal Ligia e Rogério no sábado à noite para a ProteCão Clínica Veterinária, no Bom Retiro.

Em vídeo no Instagram, o veterinário André Richter Ribeiro explicou a situação do Jaguara, contando que quebrou dentes superiores e teve vários ferimentos. “A priori não é tão grave. Já está medicada para dor. Está internada aqui na clínica. Se Deus quiser, já volta para casa na semana que vem”, disse o profissional. No começa da tarde desse domingo, a clínica ProteCão divulgou um boletim. “A capivara batizada de Jaguara está estável, passou a noite bem, ainda não demonstrou interesse pela alimentação, está mais alerta e tentou levantar algumas vezes. Continua sob cuidado veterinário intensivo”, publicou a conta da clínica no Instagram.

Em redes sociais, a Prefeitura de Curitiba foi criticada por não ajudar a capivara.

O perfil da VetMek no Instagram publicou um texto criticando as autoridades. “Palhaçada né gente …. A maior indignação não é nem com o ‘TER UM ÓRGÃO PARA FAZER TUDO : RECOLHER/ ATENDER ETC’ e sim negarem até ajuda para carregar o animal até o carro , pois já tínhamos atendimento veterinário de prontidão …. Parou viatura na hora do asfalto e queriam puxar ela pro mato pra ‘morrer em paz’! Por favor né… pelo menos sejam HUMANOS e ajudem outras pessoas que já estavam ali se dispondo a resolver! Nem ajuda pra carregar o bichinho … era pesado mas não era um elefante ! INDIGNADA! @eduardopslaviero @rafaelgrecaoficial @curitiba_pmc”, publicou.

Em setembro, o site oficial da Prefeitura de Curitiba publicou matéria explicando o tratamento do município a esses animais, que viraram símbolo da cidade e são comuns em alguns parques da capital paranaense.

A reportagem do Bem Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, que apresentou sua versão — clique aqui para ler.

Por Silvio Rauth Filho

Fonte: Bem Paraná

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.