Em Montes Claros (MG), corpo de jacaré encontrado com sinais de violência no zoológico passará por necrópsia

Em Montes Claros (MG), corpo de jacaré encontrado com sinais de violência no zoológico passará por necrópsia
Comida é colocada em locais estratégicos para simular caçada dos jacarés (Foto: Prefeitura/Divulgação)

Um jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado morto e com sinais de violência no zoológico de Montes Claros, no Norte de Minas, na última sexta-feira (24). O animal vai passar por necrópsia na próxima terça (28) para emissão do laudo da causa da morte. A suspeita é que criminosos tenham invadido o local e ferido o animal com um arpão, lança utilizada em pescas.

“O Jacaré – Caiman latirostris – é naturalmente agressivo e ele atacaria qualquer pessoa que entrasse no recinto; por isso, suspeitamos do uso do ‘arpão’. No entanto, só a perícia, que será feita por uma profissional com experiência irá confirmar a causa da morte. No laudo, também haverá exame toxicológico para avaliação de envenenamento”, explicou a bióloga responsável pelos animais do zoológico, Thallyta Maria Vieira. O corpo do jacaré está congelado para preservação dos órgãos e tecidos.

Esta não é a primeira vez que tratadores encontram animais com sinais de violência recente. No boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar sobre a morte do jacaré, consta que o zoológico já foi invadido outras vezes, incluindo uma tentativa de pesca no ambiente dos macacos, e que não há vigias noturnos. O Secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, explica como é feita a segurança.

“A segurança do complexo – Parque Municipal e Zoológico – acontece durante o horário de funcionamento do parque, das 8h às 22h, com guardas municipais no local; ha uns 20 dias, nós ampliamos a segurança, mas, como o parque é muito grande, priorizamos a parte de maior visitação. No período da noite, as viaturas fazem rondas ostensivas. É importante dizer que hoje foi publicado no Diário Oficial do Município a instauração da comissão de investigação social para convocarmos novos guardas que passaram no concurso e ainda não foram chamados. Teremos mais efetivo”, informou.
O caso será investigado pela Polícia Civil.

Tratamento

O jacaré que morreu foi entregue ao zoológico de Montes Claros há mais de trinta anos pelo Ibama e convivia com outros dois jacarés no mesmo recinto. Ele pesava aproximadamente 150 quilos e fazia exercícios regulares para manutenção da saúde. Além de ter uma dieta específica, o animal se alimentava de peixe, carne bovina e frango. De acordo com a bióloga, os animais do zoológico são cuidados por médicos veterinários e zootecnistas, e os recintos atendem as normas do Ibama.

“Todos os animais recebem alimentação de alta qualidade, com certificação da vigilância sanitária. As carnes são embaladas a vácuo e refrigeradas. Nós, do zoológico, trabalhamos para o bem-estar destes animais que, geralmente, chegam ao zoo com sinais de maus tratos. A origem deles são de situações de apreensões da Polícia Ambiental, atropelamentos. Estes animais silvestres – que não conseguem sobreviver no habitat – são cuidados e preservados”, reforça.

A bióloga ainda explica que são realizadas adaptações no recinto para simular o ambiente de origem dos animais. Atualmente, 105 animais, entre mamíferos, répteis e aves, são cuidados e moram no zoológico.

“Colocamos folhas no chão para os animais sentirem a textura diferente do piso, simulamos queda de água para estimular a sonoridade de uma cachoeira. A comida é colocada em locais estratégicos para simular caçada livre. Ou seja, o conceito de apenas exposição de um animal não existe. Hoje trabalhamos educação ambiental, preservação da espécie e pesquisa para o bem-estar deles”, informou.

Fechamento

Em janeiro deste ano, o zoológico foi fechado sem perspectiva de reabertura. Na época, o Secretário de Meio Ambiente informou que 60% dos funcionários contratados do zoológico haviam sido demitidos pela administração e que teria de reformar ambientes, recintos e placas. A Secretaria e os demais órgãos ambientais estão em reunião, nesta segunda-feira (27), para definir a situação do zoológico.

Quem gosta de frequentar o Parque Municipal, sente falta de ver o zoológico em funcionamento. É o caso do professor universitário Geraldo Alemandro, que visita o espaço há aproximadamente 30 anos.

“O parque e o zoológico sempre foram importantes opções para a educação ambiental da população. A primeira vez que eu fui ao local foi em 1988 foi com o meu pai. E eu fazia o mesmo com minhas crianças; brincadeira e consciência ambiental no mesmo ambiente. É triste ver a falta de investimento na segurança e estrutura do local. Mais triste, ainda, em saber que alguém é capaz de matar um animal indefeso”, disse.

Espécie

O jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie ameaçada de extinção e pode atingir 3 metros de comprimento. Mas esse tamanho é raro, normalmente eles medem 1,5 mt a 2 mt. Esses animais exibem traços herdados dos antepassados. É um réptil, contemporâneo dos grandes dinossauros, que habitavam a terra há milhões de anos e que conseguiu sobreviver às grandes transformações do planeta.

Atualmente, estima-se que existam cerca de 10 mil jacarés do papo amarelo em todo Brasil, sendo que a maioria se encontra no Nordeste.

VÍDEO: Jacaré em extinção é encontrado morto no Zoológico Municipal de Montes Claros

Por Juliana Peixoto

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *