Em Petrolina (PE) campanha conscientiza motoristas a frearem para os animais

Em Petrolina (PE) campanha conscientiza motoristas a frearem para os animais
Carro com adesivo da campanha "Eu freio para animai" (Foto: Tani Freire/Arquivo pessoal)

Após receber inúmeros pedidos de resgate a animais atropelados em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, um grupo de protetores de animais decidiu criar a campanha “Atenção! Eu freio para os animais”. O objetivo é concientizar motoristas a frearem para os animais que estejam atravessando ruas e avenidas da cidade.

A campanha foi pensada no mês de agosto deste ano quando uma protetora animal independente percebeu o alto número de resgate a animais vítimas de atropelamento. “Tivemos um período turbulento no número de atropelamentos. No normal temos de dois a três pedidos de resgate por semana. Em agosto chegamos a sete. Em uma semana foram três cavalos, com dois óbitos”, declarou a protetora, Tani Freire.

Os adesivos foram a maneira encontrada para fazer a ideia circular pela cidade. Eles custam R$ 3 e o dinheiro das vendas será destinado para o tratamento de animais resgatados. “Começamos a ir atrás de patrocinadores para que nos ajudassem a confeccionar os adesivos. Achamos uma maneira para auxiliar no tratamento dos animais, para comprar medicamento, ração e também custear a parte clínica”, disse a idealializadora da campanha. Atualmente seis animais estão em tratamento em clínicas e lares temporários, três deles vítimas de atropelamento.

Segundo Tani, a maioria das pessoas que atropelam os bichos não presta socorro. “Muitas vezes quando chegamos o animal já está falecido. As pessoas vão embora e não fazem uma ligação. Às vezes demora para que alguém veja e peça ajuda. Nem todo mundo tem coragem e atitude para levar o animal para a clínica e abrir uma campanha”, lamentou a protetora animal.

Com os adesivos, não apenas o motorista proprietário do veículo, como os demais poderão concientizar-se sobre a situação “Hoje em dia quando a gente freia, o carro de trás sempre buzina. Quando você adesiva e freia, a pessoa começa a ter mais consciência. Tem cidades que apresentaram mudança de comportamento e até pessoas que não freavam entraram na onda. As pessoas começam a ver que existe uma preocupação com relação a isso. Porque não se preocupar também?”, disse Tani. Os pedidos de adesivos podem ser feitos pela página de Tani Freire e em pontos de venda.

Onde encontrar?
– Academia Espaço Fitness ( Praça das Algarobas, Petrolina).
– Clínica Vet Pop (Caminho do Sol, Petrolina)
– Clínica Arca de Noé (Juazeiro, BA)

Por Amanda Franco

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.