Em quatro anos, São José dos Campos (SP) castra mais de 17 mil animais; confira como se inscrever

São José dos Campos já castrou 17.146 animais, entre cães e gatos, desde agosto de 2018, quando criou o programa ‘Meu Pet Feliz’. Os dados foram divulgados pela prefeitura, responsável pelo programa.
Ainda segundo os dados oficiais, foram 8.736 fêmeas e 4.867 machos, entre os cachorros. Entre os gatos, foram 2.235 fêmeas e 1.308 machos. Além disso, 4.902 deles fizeram a intervenção no Castramóvel, um veículo veterinário que percorre os bairros da cidade para esta finalidade.
“O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros”, informou a prefeitura, através da assessoria de imprensa.
Apenas no último final de semana, foram feitas 347 castrações, entre sábado e domingo, incluindo o castramóvel. Mas os procedimentos aconteceram na escola Professor Antônio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, região leste de São José.
Regulamento
No entanto, para a castração, é obrigatório que os animais estejam com boa saúde, sem obesidade ou magreza excessiva. Também não podem ter doenças aparentes e as fêmeas não podem estar grávidas, no cio ou em amamentação na hora da castração.
“Podem ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos, com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos e gatos de 4 meses a 8 anos”, disse a prefeitura.
Além disso, os animais castrados gratuitamente no ‘Meu Pet Feliz’ não podem ser usados para competições ou finalidades comerciais.
Por Marcos Eduardo Carvalho
Fonte: O Vale