Em Recife, animais que viviam no Edifício Holiday precisaram ser resgatados após demolição de construções irregulares

Em Recife, animais que viviam no Edifício Holiday precisaram ser resgatados após demolição de construções irregulares
Foto: Divulgação

Dez gatos foram resgatados em uma operação realizada na terça-feira (19), no Edifício Holiday, zona sul do Recife. De acordo com a ONG SOS Animal Pet e Gatos Boa Viagem, cerca de 40 gatos viviam no terreno do prédio. Destes, 14 foram resgatados antes por Cristiane Maria, responsável pela organização SOS Animal. Segundo a protetora, os gatos estariam sendo emparedados durante a demolição de construções irregulares no térreo e no entorno do prédio, realizada na última segunda-feira (18).

Os serviços aconteceram em cumprimento à determinação do juiz da 7ª Vara da Fazenda da Capital, mas a ação surpreendeu Cristiane.

“Cuido desses animais há mais de 12 anos. Todos os dias, às 10 horas, chego aqui para dar ração, remédio e verificar se algum sofreu maus-tratos. Me desesperei, gravei o vídeo pedindo socorro e enviei para todos”, relatou Cristiane.

O caso chegou ao conhecimento de protetores e ativistas da causa animal e da vereadora Andreza Romero, que transferiu oito gatos para o abrigo Segunda Chance Pet Lar, em Paudalho. Outros dois felinos foram levados para tratamento contra esporotricose no Centro de Vigilância Ambiental do Recife.

Apesar de parte da ação ter sido realizada, outros animais ainda estão no local. De acordo com a assessoria de Andreza, a vereadora entrou com recurso no Tribunal de Justiça de Pernambuco pedindo que um prazo maior seja disponibilizado para retirada dos gatos em segurança.

“Não foi possível retirar todos em um dia. Existe muito barulho no local, eles estão assustados. Precisamos de um prazo de até cinco dias, para realizar vistorias, instalar gatoeiras com comida e retirar todos os animais daqui de forma segura”, afirmou.

Os novos grupos de animais que forem retirados ficarão sob responsabilidade das demais entidades e defensores envolvidos.

Fonte: Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.