Em RO, dois cachorros estão há 6 meses trancados em quintal de casa

Em RO, dois cachorros estão há 6 meses trancados em quintal de casa

Animais foram abandonados em construção de residência de Ariquemes. Vizinhos se sensibilizaram com situação e alimentam bichos pela grade.

Por Jeferson Carlos

RO Ariquemes cachorros trancados

O abandono de dois cachorros no quintal de uma construção na cidade de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, está gerando indignação entre vizinhos da residência, localizada no Setor 1. Segundo moradores, os animais, um macho e uma fêmea, estão há seis meses trancados no local e só não morreram de fome porque algumas pessoas colocam comida e água através da grade do portão.

Uma moradora da Rua Cacaueiro, que prefere não se identificar, disse que além de terem sido abandonados, os dois cachorros dormem e vivem no meio da sujeira. Ela também ressalta não saber quem são os donos da propriedade. “A construção da casa começou há cerca de dois anos. Primeiramente tratavam dos animais frequentemente, mas agora já faz muito tempo que nenhum responsável aparece para ver como os cachorros estão”, relata.

Os vizinhos contam que acabam se sensibilizando por verem os animais com sede e fome, pois ambos são dóceis. Por conta disso, periodicamente eles próprios dão água e comida através da grade, pois o portão fica fechado com um cadeado. “Sempre procuramos dar sobras de comida e um pote de água para que eles não morram”, disse outra moradora da rua.

RO Ariquemes cachorros trancados2

Além da sujeira no quintal onde os animais estão, o terreno ao lado da casa também está abandonado e cheio de mato, o que gera vários problemas aos moradores. “Durante a chuva, por conta da sujeira, é normal ver a proliferação de carrapatos, que consequentemente podem ocasionar doenças em outros cachorros”, destacou.

Crime

Ao G1, o delegado regional, Renato Morari, informou que qualquer pessoa pode combater situações de abandono e maus tratos a animais silvestres ou domésticos. “A orientação é que primeiro faça uma denúncia na delegacia e depois avisar o Centro de Zoonoses para realizar o recolhimento dos animais. A partir daí a polícia tentará identificar os proprietários para que possam ser ouvidos e encaminhados ao judiciário”, explicou.

RO Ariquemes cachorros trancados3

Ainda conforme o delegado, casos como estes infringem a lei ambiental e é considerado como um crime de menor potencial ofensivo, podendo até ter um termo circunstanciado. “Além de multa, quem comete este tipo de crime pode ser preso de um mês a um ano”, concluiu.

Por enquanto nenhum morador do bairro procurou a delegacia para registrar ocorrência sobre o abandono dos dois cachorros. Por telefone, o G1 tentou contato com o diretor do Centro de Zoonoses do município para comunidar sobre o abandono dos cães, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.