Em Santa Bárbara d’Oeste (SP), imóvel abrigava 37 animais em condições precárias

Em Santa Bárbara d’Oeste (SP), imóvel abrigava 37 animais em condições precárias
Maior parte dos animais era de cães, que ficavam em cômodos imundos, sem qualquer higiene e sem iluminação. – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

Um imóvel na zona leste de Santa Bárbara d’Oeste abrigava 37 animais em condições precárias, entre eles, cães, gatos, iguanas e um sagui. O espaço fica na Avenida do Comércio, no bairro Jardim Esmeralda.

A situação foi flagrada na manhã desta segunda-feira (14) pela equipe do deputado estadual delegado Bruno Lima (PSL) e pela ONG Animais Têm Voz.

 Inicialmente, eram 44 animais, conforme informou a Defesa Civil do município, mas os dados foram atualizados pela ONG, dando conta de 37 animais.

Destes, 32 foram apreendidos, sendo 29 cães, um sagui e duas iguanas, enquanto os outros cinco, dois gatos e três cachorros, foram mantidos no local por já estarem há muito tempo acostumados com o espaço, o que gerou ligação afetiva.

O LIBERAL esteve no local. A maior parte dos animais era de cães, que ficavam em cômodos imundos, sem qualquer higiene e sem iluminação. O abrigo precário tinha acúmulo de materiais, de lixo e um forte odor.

Os responsáveis pelo imóvel moram ao lado. Segundo informações da equipe do deputado e da ONG, a suspeita é de que os animais eram comercializados.

A equipe do deputado disse que flagrou os cães sendo negociados em grupos na internet. Havia cães de raça no local, como pinscher, bulldog e shitzu.

Além dos cães, também foram encontrados duas iguanas, calopsitas e um sagui, que deverá ser levado para o Parque Ecológico de Americana.

“O local onde estavam abrigados os animais é inadequado, é anti-higiênico é insalubre, portanto isso fere a lei de proteção dos animais”, afirmou ao LIBERAL o secretário de Segurança de Santa Bárbara, Rômulo Gobbi.

“Muitos animais estão com pulgas, estão aglomerados, pisando em cocô, xixi. Provavelmente, a pessoa está usando os animais só para ganhar dinheiro, sem condição de cuidar de animais”, comentou a veterinária Gabriela Previatti Crema.

Segundo o LIBERAL apurou, a mulher que seria responsável pelo local disse que cuidava dos animais. No local, a reportagem tentou ouvi-la sobre o episódio, mas ela preferiu não comentar.

A Polícia Civil, a Guarda Municipal e a Defesa Civil também estiveram no imóvel. Além de responder penalmente por situações como maus tratos e crime contra a fauna, a responsável pelo local também deverá ser multada.

Por Leonardo Oliveira 

Fonte: O Liberal 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.