Em Santarém (PA), peixe-boi de 120 kg encalha e é resgatado

Em Santarém (PA), peixe-boi de 120 kg encalha e é resgatado

Mamífero estava num pequeno lago com pouca água. Fêmea passará por tratamento para se recuperar em zoológico.

PA santarém olhar animal

Moradores de Igarapé Açu da Ponta Negra, que fica em frente a Santarém, no oeste do Pará, encontraram na segunda-feira (8) um peixe-boi fêmea pesando aproximadamente 120 kg em situação de risco. O mamífero estava num pequeno lago com pouca água. Os moradores acionaram biólogos e o Corpo de Bombeiros, que fizeram o resgate do animal.

A fêmea de peixe-boi foi transportada pela equipe embrulhada numa toalha molhada para não desidratar e sobre um colchão. “Paluda”, como foi batizada, passará por tratamento para se recuperar.

Segundo os veterinários do zoológico da cidade, o anima aparenta ser adulto e não apresenta ferimentos, mas a tranquilidade que apresenta preocupa os especialistas.  “Estamos achando ela um pouco apática e isso não é o normal. O animal deveria estar se batendo. Mas, como a comunidade já falou que ela estava no momento se batendo muito, ela deve estar cansada. Amanhã, nos exames definitivos, com a equipe de médicos veterinários do zoológico, vamos realmente saber o grau que está de ferimentos, se houve algum baque ou algo parecido”, explicou o biólogo do Zoofit, Sidcley Matos.

Segundo Matos, caso os moradores da comunidade não tivessem visto e acionado o resgate de imediato, o animal teria morrido. “Como é um animal em tamanho grande, se estiver bem, provavelmente, daqui a alguns dias ela volta para a natureza”, finalizou.

O zoológico de Santarém se tornou o único do Pará a oferecer tratamento especializado na recuperação de filhotes de peixes-boi, depois que o centro de reabilitação, que funcionava em Belém, foi desativado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.