Em sete dias, Mata Ciliar recebe três animais vítimas de colisão com linhas de pipa

Em sete dias, Mata Ciliar recebe três animais vítimas de colisão com linhas de pipa
Foto: Divulgação/ Mata Ciliar

Apesar de ser apenas uma brincadeira para as pessoas, soltar pipa pode acarretar em acidentes graves e até mortes aos animais silvestres, principalmente as aves. Somente em sete dias, por exemplo, três casos chegaram ao Cras da Mata Ciliar, sendo um tucano-toco, uma coruja-orelhuda e um pica-pau-do-campo.

O tucano-toco chegou no dia 15 deste mês, entregue pela Guarda Municipal de Vinhedo (SP) após ser encontrado machucado em um galpão de uma empresa. Já a coruja-orelhuda foi entregue na terça-feira (19) pela Defesa Civil de Cabreúva, após ser encontrada enroscada na linha de pipa, no telhado de uma residência. Enquanto o pica-pau-do-campo chegou na última quinta-feira (21), sendo encontrado pendurado em um poste de luz de Indaiatuba, preso em uma linha de pipa, e entregue por agentes da prefeitura.

(Foto: Divulgação/ Mata Ciliar)
(Foto: Divulgação/ Mata Ciliar)

Após análises da equipe da Mata Ciliar, foi constatado que o tucano apresentava uma laceração debaixo da asa direita em razão do cortante da linha e não conseguia voar; a coruja estava com a linha presa na ponta de sua asa direita e um corte superficial; e o pica-pau apresentava um corte profundo na asa esquerda, com sangramento ativo.

(Foto: Divulgação/ Mata Ciliar)
(Foto: Divulgação/ Mata Ciliar)

O tucano-toco e a coruja-orelhuda seguem em tratamento clínico com medicação, apresentando quadros positivos de saúde. Entretanto, o pica-pau-do-campo não resistiu ao ferimento e, infelizmente, veio à óbito.
É importante ressaltar a responsabilidade que as pessoas devem ter ao soltarem pipas, não descartando linhas no ambiente ou fazendo uso de cortante nas linhas.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Fonte: Atibaia SP