Em um mês, Instituto Gremar resgata 26 pinguins em praias da Bacia de Santos, SP

Em um mês, Instituto Gremar resgata 26 pinguins em praias da Bacia de Santos, SP
Neste momento, 14 animais permanecem em reabilitação na instituição. Foto: Divulgação

Vinte e seis pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) já foram resgatados pelo Instituto Gremar desde 22 de junho, data que marca o início do inverno, nas praias de Santos, São Vicente, Mongaguá e Bertioga. As ocorrências foram registradas pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Neste momento, 14 animais permanecem em reabilitação na instituição. A maioria deles chegou ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP) com um quadro de desidratação, hipoglicemia, hipotermia e baixo peso – sinais característicos de aves desgastadas pelo longo período migratório.

A chegada da estação no Hemisfério Sul costuma representar o início desse deslocamento. Os pinguins partem das colônias onde habitam na Argentina, Chile e Ilhas Malvinas rumo à costa brasileira, em busca de alimento.

O longo trajeto, a influência das correntes marinhas e o eventual impacto de ações humanas, porém, costumam aumentar o número de encalhes na região.

O grupo segue sob cuidados da equipe do Instituto Gremar, recebendo tratamento,  alimentação e suplementação necessária para que possa retomar sua jornada. 

Fonte: Diário do Litoral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.