Empresa cria sistema construtivo vegano a partir de cogumelos para construção sustentável

Empresa cria sistema construtivo vegano a partir de cogumelos para construção sustentável

“Depois do reaproveitamento de materiais recicláveis e descartados, parece ser a vez dos organismos vivos ditarem o futuro das construções sustentáveis. Pelo menos é isso o que aponta um novo sistema de isolamento térmico desenvolvido pelo empresário britânico Ehab Syed, proprietário da Biohm, que utiliza o micélio (parte vegetativa) dos cogumelos como matéria-prima.

Tido como completamente natural, biodegradável e vegano, o sistema apresenta alto desempenho de isolamento, consome resíduos enquanto cresce e ainda purifica o ar do local onde é instalado.

Para dar forma às peças, os blocos são produzidos em moldes cheios de serragem, material que serve de alimento para a proliferação dos fungos. Uma vez seco, o crescimento do fungo é interrompido e o resultado é um material rígido, que pode ser lixado e até pintado.

Fotos: Biohm/Reprodução

“Cogumelos ou fungos são organismos verdadeiramente maravilhosos, com um grande potencial inexplorado. Estamos experimentando diferentes espécies de micélio para criar alternativas sustentáveis para alguns dos materiais mais prejudiciais da indústria da construção”, afirma a empresa.

O material deverá chegar ao mercado nos próximos meses e já despertou o interesse de algumas das principais construtoras do Reino Unido e do Aeroporto Heathrow, em Londres.”

Fonte: Haus via Gazeta do Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.