Empresa de construção modular de MT fabrica caixotes que trarão elefantes para santuário em Chapada

Empresa de construção modular de MT fabrica caixotes que trarão elefantes para santuário em Chapada

Caixotes altos, resistentes, feitos de aço, com espaço para excrementos e duas porteiras, sendo uma para separar o tratador já estão em fase de planejamento para transportar os elefantes do Santuário instalado em Chapada dos Guimarães. A produção é de uma empresa local, especializada em construção por módulos, e que está ‘co-criando’ tudo para o novo espaço.

Segundo Miguel Mendes, coordenador comercial da Máxima Indústria e Comércio de Módulos Ltda., a experiência de construir para o Santuário é totalmente nova. “Eu li sobre a criação e entrei em contato com eles via site, na verdade falei diretamente com a ONG Elephant Voices, e apresentei um projeto”, conta.

Agora, a Máxima já está finalizando a construção do Centro de Tratamento Médico dos animais, que segundo o coordenador é um galpão aberto feito de vigas de aço e cobertura metálica. A previsão é que ele fique pronto em dez dias.

MT Chapada caixoteselefantes 2

“Nós somos uma empresa especializada em construção modular, com soluções flexíveis. A diferença é que essa construção permite mobilidade, não gera resíduos ao meio ambiente e é mais rápida”, explica Miguel. Segundo o coordenador, a parceria feita com o Santuário de Elefantes foi além dos acordos comerciais. Por isso, o preço oferecido foi menor, visando uma menor margem de lucro.

Como os primeiros elefantes serão trazidos em setembro, os caixotes de transporte devem ficar prontos até o final de agosto. Miguel explica que as caixas têm 2,9 metros de altura, seis metros de comprimento e dois metros de largura. “Elas tem espaço suficiente para os elefantes ficarem bem acomodados, mas sem sobrar muito espaço para que não tombe”, explica.

Apesar da prevenção, o teto dos caixotes também é flexível para que, caso seja necessário, os animais possam ser guinchados pelo próprio caminhão por meio de cintas. Os caixotes devem viajar para Minas Gerais – onde estão os animais – antes do feriado de sete de setembro.

MT Chapada caixoteselefantes 3

O Santuário

O primeiro Santuário de Elefantes da América Latina está em construção em Chapada dos Guimarães. A ideia é abrigar animais oriundos de circos, zoológicos e propriedades rurais que precisam ser resgatados. A presidente, Junia Machado, é uma publicitária que passou a se interessar pela causa dos animais quando foi para a África e viu a realidade da ‘guerra do marfim’.

Os primeiros animais chegam a Chapada na primeira quinzena de Setembro. São duas fêmeas, Maia e Guida, que viviam acorrentadas em uma propriedade rural em Minas Gerais. Ambas eram de um circo, foram resgatadas pelo Ibama e aguardavam vaga em um zoológico.

O Santuário será construído para receber até cinquenta animais – o número de elefantes que precisam ser resgatados na América Latina. A instituição não será aberta ao público.

Fonte: Olhar Direto

MAIS NOTICIAS

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.