Empresário resgata tartaruga verde em Feliz Deserto: ‘queriam comê-la’

Empresário resgata tartaruga verde em Feliz Deserto: ‘queriam comê-la’

Com ajuda de seis homens, ele colocou o animal na carrocinha do carro. Carlos Gomes afirma que comunidade queria matar o animal para comer.

Fabiana De Mutiis

O empresário Carlos Gomes resgatou na manhã desta terça-feira (30) uma tartaruga verde de cerca de 150 kg na praia de Feliz Deserto, no Litoral Sul de Alagoas. Ele conta que estava andando pela praia quando viu uma tartaruga e várias pessoas em volta querendo matá-la para comê-la.

AL felizdeserto tartaruga3

“Eu pedi ajuda e junto com seis homens colocamos ela na caçamba do meu carro. Se eu não fizesse isso, iriam matar a tartaruga para comer. Agora fico colocando uma toalha molhada para hidratar o casco até alguém chegar para resgatá-la”, conta.

O Instituto Biota de Conservação, uma Organização Não Governamental que trabalha com animais marinhos, já foi acionado, mas, por falta de estrutura, só conseguiu enviar uma equipe no início da tarde. “Conseguimos apoio do Batalhão Ambiental e do Instituto do Meio Ambiente para resgatar a tartaruga. Nós não temos infraestrutura e precisamos desse apoio”, diz Bruno Stefannis, presidente do Biota.

O biólogo diz que se trata de uma tartaruga verde fêmea, mas não soube dizer se ela foi à praia para desovar, já que essa espécie costuma procurar as ilhas oceânicas, como o Atol das Rocas (Rio Grande do Norte), Trindade (Rio de Janeiro) ou Fernando de Noronha (Pernambuco). “Já tivemos casos dessa espécie desovar na costa alagoana, mas é raro acontecer”, esclarece.

AL felizdeserto img-20140930-wa0014

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.