‘Encantador de cavalos’ americano é alvo de denúncia no Brasil; veja vídeo

‘Encantador de cavalos’ americano é alvo de denúncia no Brasil; veja vídeo

Por Giovani Grizotti

MG monty-roberts

Conhecido pela sua técnica de doma racional de cavalos, sem violência, o norte-americano Monty Roberts, 79 anos, publicou uma nota nesta terça-feira, negando as denúncias de que teria comandando uma sessão de espancamento de um potro, durante uma suposta doma, em Minas Gerais. No vídeo postado na internet, ele parece não se impressionar com algo que sempre condenou. E nada fez para impedir as agressões.

Hoje, numa rede social, disse que pretendia usar as imagens, feitas por uma associação de criadores, para mostrar a crueldade desse tipo de doma. Também negou ter comandado as filmagens, como informado por testemunhas à uma rede de tv. Assegurou, ainda, que não mandou apertar o cabresto do cavalo, para impedir que fugisse, como mostra o vídeo exibido pela TV Record. Admitiu, porém, que pode ter errado ao não impedir as agressões, uma vez que estava assistido à cena.

Bueno, quem conhece a doma tradicional, sabe como funciona. São coisas da lida. O que torna a denúncia um escândalo é que o americano, que já se apresentou no rodeio do CTG Os Praianos, em Santa Catarina, fez fama com a doma racional, que o tornou conhecido como o “encantador de cavalos”, sempre condenado os métodos tradicionais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.