Encontrou um jacaré nas ruas no Espírito Santo? Saiba o que fazer!

Encontrou um jacaré nas ruas no Espírito Santo? Saiba o que fazer!
Equipe resgata, estuda e trata dos jacarés que aparecem na área urbana (Foto: Reprodução Facebook)

No valão, nos quintais, atravessando estradas. O crescimento urbano e o desmatamento têm provocado o aparecimento de um animal nada típico nas cidades: o jacaré. Mas o que fazer ao encontrar o bicho na rua ou até mesmo em casa?

A primeira ação é acionar uma equipe que entende do negócio. O Projeto Caiman, que tem como objetivo a preservação e conservação da espécie e consequentemente do seu habitat, disponibiliza um telefone – (27) 995734483 – por meio do qual as pessoas podem comunicar o aparecimento de um jacaré em qualquer região do Estado.

Segundo o coordenador do projeto, Yhuri Nóbrega, é importante que as pessoas não toquem, cheguem perto ou tentem assustar o bicho. “A melhor forma de cuidar do animal é isolá-lo de pessoas e veículos e informar aos biólogos para onde o jacaré foi”, alertou.

Após o resgate, a equipe do projeto faz uma avaliação da saúde do animal e acompanha a destinação dele. “Quando o jacaré está saudável, a Policial Ambiental o devolve à natureza; quando ainda precisa de cuidados, fazemos check-ups até o restabelecimento do animal”.

Fonte: Folha Vitória 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.